18/06/2019 às 18h00min - Atualizada em 18/06/2019 às 18h00min

Amapá vai criar comitê gestor para buscar certificação de livre da aftosa sem vacinação

Comitê será criado durante a programação da TecnoAgro – 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão, que ocorrerá no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Portal Amapá
Em 2019, vacinação contra a febre aftosa ainda vai ocorrer, mas com dose reduzida. (José Baia/Secom)

O Governo do Amapá vai criar um Comitê Gestor formado por diversos órgãos e entidades ligadas à pecuária do Estado. A formação do comitê é uma das exigências do Quali-SV, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), para obter a certificação de livre da aftosa sem vacinação. No Brasil, o único estado certificado com essa classificação até o momento é Santa Catarina.

“Já que o Amapá deve retirar a vacinação contra a febre aftosa em 2020, queremos fortalecer as ações para obter o certificado. Em 2019, ainda vamos realizar a campanha de vacinação, porém, com dose reduzida”, comunicou o diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), José Renato Ribeiro.

O Comitê Gestor deve contar com representantes da Diagro, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap), Superintendência Federal de Agricultura (SFA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura e Pecuária (Faeap), Associação dos Criadores do Amapá (Acriap), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amapá (CRMV/AP), além de outros parceiros.

Controle de qualidade

Em 2018,  quando o Amapá obteve o certificado internacional de livre da aftosa com vacinação , foi feito esse mesmo procedimento, através do Quali-SV – programa do Mapa que atua no controle da qualidade da saúde dos rebanhos brasileiros. Após a retirada da vacina, o próximo passo é pleitear a certificação de livre da aftosa sem vacinação, na Organização Internacional de Insanidade Animal (OIE), em 2022.

“É um longo caminho a percorrer e precisamos nos antecipar com todas as medidas necessárias para alcançar essa classificação e marcarmos posição no mercado nacional e internacional”, destacou Ribeiro.

O comitê gestor será criado durante a programação do Circuito TecnoAgro – 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão , confirmada para ocorrer de 26 a 29 de junho no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. E um dos eventos do comitê será o I Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa 2017-2026.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »