24/05/2021 às 03h30min - Atualizada em 24/05/2021 às 03h30min

Empreendedorismo digital: qual o papel da tecnologia no mundo dos negócios?

De acordo com dados, 2020 foi o ano do empreendedorismo digital. Dessa forma, a importância da tecnologia se acentua no mundo atual

DINO


De acordo com a pesquisa “Panorama de Negócios Digitais no Brasil 2020”, ministrada pela Hero Spark, 54% dos empreendedores que atuam somente de forma digital atualmente iniciaram suas atividades há menos de um ano. Os dados não só demonstram a solidificação da tendência do empreendedorismo, como também reforçam que o digital tornou-se canal para realizações de projetos. 

Ainda citando a pesquisa anterior, pode-se notar que mais 62% dos empreendedores investem em um novo projeto em busca de uma renda extra, como opção para complementar algum trabalho que já realizam de forma “tradicional”. Ainda assim, mais da metade obteve êxito e, hoje, conta com a ferramenta como principal fonte de sustento. 

Caminho para iniciantes

A pesquisa acima citada demonstrou que não é preciso de muito para tirar um negócio digital do papel. 34% dos entrevistados revelou que investiu, em média, R$ 1 mil para iniciar. Ainda assim, 25% revelou não ter feito investimentos financeiros na primeira etapa de construção da empresa. 

Dessa forma, o formato se torna atrativo. E os principais motivadores para que empreendedores comecem um novo negócio digital, são: independência financeira (37%), renda extra (37%), causar impacto positivo na vida de outras pessoas (35%), paixão pelo conceito ou área em que se pretende atuar (33%) e, por fim, a possibilidade de ter mais tempo livre (24%).

O Dr. Daniel Dias Machado PhD, sócio-fundador da Boutique Jurídica Machado & Associates, diz que o digital permite maior conhecimento do mercado. Sendo assim, a resposta à necessidade dos consumidores tende a ser mais assertiva. “Além disso, o campo de análise é maior e mais conciso. É possível avaliar a concorrência de diferentes formas e, com isso, criar um serviço atrativo”, explica. 

O Dr. Daniel Dias Machado PhD, portador de título nobiliário de Comendador da Ordem Juscelino Kubitschek, o maior símbolo nacional do empreendedorismo, acredita que o novo cenário pós-pandemia tem sido favorável aos empreendedores digitais, bem como aos novos empresários nômades, exemplificando que só no ano de 2020, sua boutique jurídica incorporou 130 empresas digitais nos EUA, país ao qual 10% dos novos milionários já são imigrantes e participantes do cenário digital. O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, também identificou o empreendedorismo digital como tendência para o ano de 2021.

A Boutique Jurídica Machado & Associates, sob a direção do Dr. Daniel Dias Machado PhD, recebeu Moção de Honra e Mérito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo reconhecida como referência de 2020 no assessoramento de empresários cariocas na abertura de empresas digitais (remotas) na Flórida, bem como foi laureada pela Academia Brasileira de Honrarias e Méritos como referência nacional no assessoramento de empresários brasileiros na incorporação de empresas remotas (digitais) nos EUA, assim como no próximo dia 19 de junho a boutique receberá um prêmio empresarial brasileiro, o Top Quality em São Paulo, reconhecimento com mais de 20 anos de tradição, em homenagem à marca de assessoramentos deferidos na Secretaria de Estado da Flórida, na abertura de empresas para imigrantes.

Notícias Relacionadas »
Comentários »