26/06/2019 às 16h00min - Atualizada em 26/06/2019 às 16h00min

Polícia Civil recupera 10 celulares furtados ou roubados em Vitória do Jari

O trabalho investigativo, realizado pelos policiais civis da Delegacia de Vitória do Jari, conseguiu recuperar 10 aparelhos celulares e solucionar crimes de furto e roubo.

PC
A Polícia Civil do Amapá, através da Delegacia de Polícia de Vitória do Jari (DPVJ), recuperou 10 celulares furtados ou roubados, durante os meses do ano de 2019, após o trabalho de rastreamento desses aparelhos telefônicos. (Polícia Civil)

A Polícia Civil do Amapá, através da Delegacia de Polícia de Vitória do Jari (DPVJ), recuperou 10 celulares furtados ou roubados, durante os meses do ano de 2019, após o trabalho de rastreamento desses aparelhos telefônicos.

O chefe de investigação da DPVJ, Adelson Gomes, explicou que quando ocorre um furto ou roubo de celular, imediatamente, através dos sistemas conveniados que a Polícia Civil do Amapá tem parceria, faz-se o rastreamento e, consegue-se localizar a pessoa que está na posse do produto. Ao ser conduzida à Delegacia de Polícia, a pessoa é interrogada pelo delegado e, na maioria das vezes, consegue desvendar toda a trama delituosa do crime, possivelmente, de receptação, bem como o crime antecedente, de furto ou roubo.

“A pessoa flagrada na posse de um celular, produto de crime, pratica o crime de receptação, podendo ser receptação dolosa - quando o agente adquire um aparelho celular sabendo ser produto de crime, sendo preso em flagrante; ou então, receptação culposa - quando há desproporção entre o valor da ‘res furtiva’ e o preço pago por ela, ou à condição de quem oferece o bem a pessoa ou deveria presumir ser produto de meio criminoso – neste caso assina um termo de compromisso para comparecer no Juizado Especial Criminal e é liberada”, explicou o delegado Carlos Alberto, titular da DPVJ.

Para o delegado, no ano corrente houve um acréscimo expressivo no número de celulares recuperados, devido à autonomia e flexibilidade da atuação da equipe de investigação da Delegacia.

Após todas as diligências realizadas pela Polícia Civil como: a oitiva do condutor, da testemunha de apresentação, da vítima, possíveis testemunhas, interrogatório do suspeito e, por fim, a realização de perícias; ficando comprovada a propriedade do aparelho telefônico, a vítima é intimada a comparecer na Delegacia de Polícia para receber o respectivo aparelho que havia sido furtado ou roubado.

Os moradores de Vitória do Jari podem contar com o “Disque Denúncia”, através do telefone (96) 99154-4989, em que o anonimato é garantido. Pelo aplicativo “WhatsApp” é permitido ainda encaminhar fotos e vídeos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »