02/07/2019 às 06h00min - Atualizada em 02/07/2019 às 06h00min

4ª Vara de Família aposta no contato com a natureza para proporcionar humanização no atendimento

Desde o plantio e cuidado com canteiros de flores da espécie “11 horas” ao redor da Vara, montagem de um “Cantinho da Leitura”

TJAP
Segundo a chefe de gabinete da Vara, Dulce Jacob, as mudanças têm sido positivas para todos que frequentam o ambiente. (TJAP)

A partir de um esforço coletivo, toda a equipe da 4ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá tem mudado a atmosfera de seu ambiente de trabalho, levando humanização, leveza e contato com a natureza para servidores e jurisdicionados. Desde o plantio e cuidado com canteiros de flores da espécie “11 horas” ao redor da Vara, montagem de um “Cantinho da Leitura” e estruturação de uma sala decorada com mensagens positivas e focadas em práticas restaurativas (círculos de diálogo e constelações familiares), além de métodos autocompositivos (mediação e conciliação de conflitos ali judicializados), o objetivo da equipe, de tornar o ambiente de trabalho mais agradável para todos que ali passam, tem sido alcançado.

Segundo a chefe de gabinete da Vara, Dulce Jacob, as mudanças têm sido positivas para todos que frequentam o ambiente. “Têm trazido benefícios à equipe, proporcionando o bem estar e até a melhoria da saúde, mas não só para servidores, também para quem chega aqui”, garantiu.

Para Dulce, as intervenções não apenas aprimoram o tratamento e atendimento dado ao jurisdicionado, “mas também oferecem aconchego ao público, trazendo mais humanidade a quem veio resolver problemas sérios no Fórum, tornando um pouco mais leve esta estada”.

Tanto Dulce quanto o juiz Carlos Fernando já anunciam ideias para ampliar as medidas. “Queremos estender o plantio e cuidados ao gramado em frente à 4ª Vara, ampliar o cantinho da leitura e, quando for possível, em cooperação com outras varas, disponibilizar um televisor e um cercadinho acolchoado para crianças muito pequenas passarem o tempo quando precisarem estar aqui”, revelou Dulce.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »