04/07/2019 às 10h00min - Atualizada em 04/07/2019 às 10h00min

Estudantes da Escola Esther Virgolino vencem Torneio Internacional de Robôs

Participantes ganharam o 1º lugar de sumô - nível 4, 3° lugar sumô - nível 3 e o 3° lugar cabo de guerra - nível 4, em competição realizada em São Luís (MA).

Portal Amapá
Estudantes ganharam troféus na categoria sumô e cabo de guerra. (Erich Macias/Seed)

Quatro estudantes da Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino, do bairro São Lázaro, em Macapá, foram campeões no Torneio Internacional de Robôs (TIR), realizado no período de 26 a 30 de junho, em São Luís (MA). O evento foi coordenado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

O Torneio Internacional de Robôs reuniu mais de 80 equipes de todo o Brasil e de países, como Argentina, Peru e Chile. As equipes precisaram superar desafios que envolvem dança, resgate no plano, resgate em alto risco, viagem ao centro da Terra, sumô tradicional, MMA e cabo de guerra.

Os alunos da escola Esther Virgolino participaram nas categorias sumô e cabo de guerra. A equipe Danger, formada por Saulo Bruno Amaral e Daniel Lobato, conseguiu o bicampeonato ao ganhar o 1° lugar na categoria sumô - nível 4 e também conquistou o 3º lugar no sumô - nível 3. As alunas Bianca Freitas e Letícia Barros, que formavam a equipe Nebulosa, ficaram com o 3° lugar no cabo de guerra - nível 4.

“É uma alegria imensa receber essa premiação, porque fomos com a intenção apenas de ganhar mais experiência, mas retornamos vitoriosos para casa. Além disso, vimos muitas competições de alto nível que nos deixaram inspirados para trabalhar mais”, resumiu o estudante Saulo Amaral.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, parabenizou os alunos pelo esforço e dedicação em mais um campeonato. “Essa competição reúne as melhores equipes de robótica de todo o país, e é um imenso orgulho saber que os nossos alunos, não só fazem parte dela, como estão nos primeiros lugares”, elogiou a gestora.

A escola Esther Virgolino trabalha há mais de quatro anos com o ensino de robótica como atividade extracurricular. A atividade é orientada pelo professor Elender Keuly. Atualmente, 12 alunos estão envolvidos nessa matéria, que possibilita o ensino de matemática, física, linguagem de programação, raciocínio lógico, além de fomentar o trabalho colaborativo e a criatividade.

ITR

International Tournament of Robots (Torneio Internacional de Robôs) é a última etapa de uma competição que começa com o estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), seguido do TJR nacional. Só os primeiros colocados, de cada modalidade, podem avançar nas competições e chegar às etapas internacionais.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »