25/08/2021 às 14h26min - Atualizada em 25/08/2021 às 14h26min

Variante Delta da covid-19 entrou no país pelo menos 27 vezes, segundo Fiocruz

Dos 14 estados que serviram de porta de acesso, o Rio de Janeiro e o Paraná lideram o número de casos identificados.

Com informações da CNN
Foto:Fiocruz/Arquivo

Um levantamento da rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que a cepa originária da Índia entrou pelo menos 27 vezes no Brasil.  Dos 14 estados que serviram de porta de acesso, o Rio de Janeiro e o Paraná lideram o número de casos identificados.

Segundo o estudo, a cepa originária da Índia chegou pelos estados de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiânia, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

De acordo com o levantamento, houve falha na recepção de viajantes de fora do país, uma foi a falta de testes para detectar infectados, o que contribuiu para o aumento da presença da Delta no Brasil.

“Esse resultado nos mostra que as variantes que surgem, elas chegam várias vezes aos países. E quanto mais vezes elas chegam, mais elas se espalham porque é mais difícil você controlar e há mais chances de desenvolver contaminação comunitária, como no Rio de Janeiro”, afirmou o virologista da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

As autoridades de saúde confirmam que o aumento de internações no estado do Rio de Janeiro, que tem 10 cidades com 90% dos leitos ocupados, se deve justamente ao avanço da variante Delta.


Notícias Relacionadas »
Comentários »