28/08/2021 às 10h51min - Atualizada em 28/08/2021 às 10h51min

Hemoap realiza campanha no Macapá shopping de para incentivar a doação de sangue e fortalecer estoque.

Campanha conta com uma equipe disponível para realizar identificação de tipagem sanguínea no local. O exame leva em média 30 minutos para ficar pronto.

Ascom/Gea
Foto: Ascom Gea

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) iniciou, na sexta-feira, 27, uma ação de incentivo à doação de sangue que ocorre até este sábado, 28, no 1° piso do Macapá Shopping, das 9h às 17h. A campanha possibilita identificar a tipagem sanguínea por meio de exame realizado em estrutura montada no local. A intenção é reforçar a importância de manter o estoque do hemocentro sempre abastecido.

A comerciante Ruth Barbosa, 53 anos, estava de passagem pelo estabelecimento com os dois filhos, Juliana e Igor, de 20 e 17 anos, respectivamente. A família aproveitou o momento para saber a tipagem sanguínea e fazer agendamento para realizar a doação de sangue.

“Eu achei maravilhosa a ação, principalmente a realização do exame para saber o tipo sanguíneo. É muito importante confirmar essas informações. Peço a todos que busquem doar sangue, pois não podemos deixar faltar no hemocentro”, completou a comerciante.

A diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins, justifica a escolha do local pelo quantitativo de pessoas que transitam pelo shopping diariamente.

“O shopping, por ter diversos transeuntes, é o local perfeito para mobilizar novos doadores. Estamos aqui para orientar a comunidade desde doação de sangue a doenças sanguíneas”, afirmou a diretora.

O Hemoap precisa regularmente de os tipos sanguíneos, pois abastece as unidades hospitalares da rede pública e privada. Durante o processo de captação de sangue todas as medidas de prevenção contra a covid-19 são seguidas. Os materiais utilizados são descartáveis e de uso individual.

 

Critérios para doar sangue:

- Pesar acima de 50 kg;

- Ter idade entre 16 e 69 anos;  

- Estar em boas condições de saúde;

- Não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias;

- Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;

- É indispensável estar descansado e bem alimentado antes da doação.

Endereço e funcionamento: avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações podem ser feitas por comparecimento espontâneo ou agendamento através Whatsapp (96) 98811-0200.


Notícias Relacionadas »
Comentários »