13/10/2021 às 15h27min - Atualizada em 13/10/2021 às 15h27min

Mulher viva mais alta do mundo é uma turca de 24 anos

A altura de Rumeysa Gelgi se deve a uma condição chamada síndrome de Weaver, que causa crescimento acelerado

Com informações da CNN
Foto:Guiness World Records

Uma mulher turca de 24 anos com 2,15 metros de altura foi confirmada como a mulher viva mais alta do mundo pelo Guinness World Records.

A altura fenomenal de Rumeysa Gelgi se deve a uma condição chamada síndrome de Weaver, que causa crescimento acelerado e outras anormalidades, disse o Guinness em um comunicado.

Gelgi foi reavaliada este ano depois de ser eleita a adolescente viva mais alta do mundo, em 2014, aos 18 anos.

Devido à sua condição, ela costuma se movimentar em uma cadeira de rodas, mas consegue usar um andador por curtos períodos.

Gelgi deseja usar sua fama para informar às pessoas sobre condições médicas raras, como a Weaver.

“Cada desvantagem pode ser transformada em uma vantagem para você, então aceite-se como você é, esteja ciente de seu potencial e dê o seu melhor”, disse.

Sua altura intriga as pessoas, mas a maioria das pessoas é gentil e solidária, disse ao Guinness.

“É uma honra dar as boas-vindas a Rumeysa, que está de volta aos livros dos recordes. Seu espírito indomável e orgulho de se destacar da multidão é uma inspiração”, disse Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, em comunicado.

“A categoria de mulher viva mais alta não é aquela que muda de mãos com frequência, por isso estou animado para compartilhar esta notícia com o mundo”, acrescentou.

O homem vivo mais alto do mundo, Sultan Kösen, também é da Turquia e tem 2,51 metros de altura.

O Guinness World Records disse que o fato de os recordistas masculinos e femininos mais altos vivos serem do mesmo país é “uma ocorrência rara”.

A última vez que isso aconteceu foi em 2009, quando Bao Xishun, de 2,36 metros, e Yao Defen, de 2,33 metros, da China, detiveram os recordes. Gelgi assumiu o recorde de Yao.

A mulher mais alta já registrada foi Zeng Jinlian da província de Hunan, China, que media 2,46 metros no momento de sua morte, em fevereiro de 1982.

Em agosto, o Guinness World Records confirmou que Samantha Ramsdell, de Connecticut, é a detentora do recorde de maior boca aberta do mundo para uma mulher. Sua boca aberta mede 6,56 centímetros. Quando medida transversalmente, atinge mais de 10 centímetros.

Ramsdell é uma entusiasta do TikTok e entre seus vídeos está um no qual ela enfia três donuts na boca depois de ser desafiada a comer dois de uma vez.


Notícias Relacionadas »
Comentários »