10/07/2019 às 06h00min - Atualizada em 10/07/2019 às 06h00min

Amapá faz intercâmbio para conhecer sistemas de monitoramento ambiental do Pará

Conhecimento vai subsidiar na construção do Plano de Fortalecimento do Monitoramento Ambiental do Estado do Amapá.

Portal Amapá
Técnicos e gestores de Amapá e Pará estão trocando experiências sobre monitoramento ambiental. (Divulgação / Sema)

Gestores e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá (Sema) estiveram no estado do Pará para conhecer os sistemas de monitoramento e tecnologias utilizadas em fiscalizações na região. A troca de experiências aconteceu durante o Seminário de Intercâmbio Técnico Pará-Amapá que ocorre nos dias 8 e 9 de julho.

O conhecimento dos sistemas utilizados no estado vizinho vai subsidiar o Amapá na construção do plano de Plano de Fortalecimento do Monitoramento Ambiental, a fim de alinhar e sedimentar a relação com a agenda de clima e floresta. O projeto será executado em parceria com a Conservação Internacional (CI).

De acordo com a gerente do Núcleo da Agenda Verde da Sema, Mariane Nardi, o Pará é o estado mais próximo do Amapá, com similaridades em parte do território, mas com um sistema ambiental mais consolidado, tendo caminhos e aprendizados construídos.

“O Pará possuí um Centro de Monitoramento Ambiental e trabalha com a integração de vários sistemas em camadas, fazendo a geoespacialização das informações, facilitando processos de licenciamento, monitoramento e fiscalização, além da construção de políticas positivas de acordo com a dinâmica territorial encontrada”, explicou Mariane.

Além da Sema, a comitiva amapaense é formada por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »