19/11/2021 às 20h43min - Atualizada em 19/11/2021 às 20h43min

Castramóvel começa a operar cães e gatos gratuitamente na próxima segunda-feira em Macapá/Ap

As atividades foram liberadas pelo Conselho de Medicina Veterinária do Amapá. O cadastro pode ser realizado pelo link do censo animal.

Foto: Ascom/PMM
O prefeito de Macapá realizou nesta sexta-feira uma cerimônia de anúncio da homologação das atividades do Castramóvel da Prefeitura de Macapá. A ação foi feita pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amapá (CRMV-AP). O serviço conta com recursos de uma emenda do deputado federal André Abdon (PP) e é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 



“Este serviço é a primeira política pública do Amapá de controle populacional de cães e gatos, com atendimentos nos parâmetros nacionais.  Desta forma, quero reafirmar o compromisso com a causa animal, através das nossas ações, como a Praça Pet, Censo Animal e ordem de serviço para o Centro de Zoonoses’’, destaca o prefeito.

A homologação atesta que o Castramóvel atende as resoluções estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para o funcionamento como unidade móvel de esterilização e serviço médico veterinário móvel. A partir disso, o espaço está habilitado para a realização de triagem, consultas, exames, cirurgias e pós-operatórios nos cães e gatos que serão atendidos pelo espaço.

O Castramóvel tem capacidade para esterilização de 400 animais por mês e, aproximadamente, 20 procedimentos por dia. Nessa primeira etapa serão atendidos animais domésticos de tutores residentes nos bairros Fazendinha, Chefe Clodoaldo e Vale Verde, que foram selecionados através do Censo Animal. 

As primeiras atividades ocorrem na próxima segunda-feira (22). Para realizar o cadastro no Castramóvel, basta acessar o link http://censoanimal.macapa.ap.gov.br/login , disponível no site da prefeitura e aguardar o contato das equipes de saúde.

Notícias Relacionadas »
Comentários »