21/11/2021 às 20h25min - Atualizada em 21/11/2021 às 20h25min

Pés e mãos podem indicar colesterol alto. Saiba identificar

Apesar de o colesterol alto ser diagnosticado apenas por meio de exames de sangue, o corpo pode emitir sinais quando problema está instalado

com informações Metrópoles
Foto: Letizia Le Fur/ Getty Images.
 

O sedentarismo aliado a uma alimentação desequilibrada pode gerar colesterol alto. A condição é uma das principais causas associadas à pressão alta e às doenças do sistema cardiovascular, como o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca.

Apesar do colesterol alto só ser identificado através de exames de sangue, o corpo pode emitir alguns sinais quando a condição está instalada. Entre eles, estão dores nos dedos do pé e da mão.

Em entrevista ao jornal Express, o médico Rahul Agrawal explicou que o colesterol alto pode ser indicado através de alguns sinais físicos. “O sinal de aviso de colesterol elevado pode incluir dores nos dedos dos pés e das mãos. Tal sinal pode ser o resultado direto de um acúmulo de colesterol, que pode entupir os vasos sanguíneos nas pernas e mãos“, afirma o especialista.

Agrawal comenta que a sensação de formigamento nos dedos também pode ser um sinal de colesterol alto. Além disso, há também uma condição chamada xantoma, pequenos machucados causados por alto nível de gordura que aparecem normalmente nas mãos e nos pés.

A xantoma também é característica de quando o colesterol está alto. De acordo com o médico, esses pequenos machucados não são perigosos e normalmente desaparecem quando padrões de vida mais saudáveis são adotados.

Sensibilidade e inchaço abdominal são outros sinais relacionados ao colesterol alto. Outras indicações são dor abdominal intensa e náuseas frequentes.

Tratamento

A melhor forma de reduzir as taxas de colesterol no sangue é fazendo exercícios físicos regularmente e mantendo uma dieta equilibrada, sendo rica em nutrientes e vitaminas.

Existem alguns remédios caseiros que ajudam a desintoxicar o corpo e o fígado, eliminando o excesso de colesterol, como o chá-mate e o chá de alcachofra, por exemplo.


Notícias Relacionadas »
Comentários »