25/11/2021 às 12h32min - Atualizada em 25/11/2021 às 12h32min

Carreta da Saúde oferta exames de mamografia e PCCU na UBS Congós

O agendamento pode ser feito diretamente na unidade, de segunda a sexta-feira.

PMM
Foto: PMM
Desde o primeiro semestre de 2021, a Carreta Saúde da Mulher do Sesc está estacionada na UBS Congós realizando exames de Mamografia e Preventivo de Colo do Útero (PCCU). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Macapá e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Para acessar os serviços é necessário ter uma requisição médica da rede municipal de Saúde, que pode ser de alguma UBS ou então emitida por meio do programa de Estratégia Saúde da Família (ESF) durante as visitas domiciliares. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Eles são direcionados às mulheres que estão dentro da faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde, que é de 50 a 69 anos para mamografia e de 25 a 64 anos para o PCCU.


Agendamento
O agendamento pode ser feito diretamente, de segunda a sexta-feira, na própria UBS do Congós, das 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h.
PCCU: mulheres de 25 a 64 anos devem levar RG e cartão do SUS.

Mamografia: mulheres de 50 a 69 anos, sem solicitação médica. Mulheres de 40 a 49 anos com solicitação médica na requisição de mamografia do Ministério da Saúde, devem levar cópias legíveis dos documentos de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Para a secretária de Saúde, Karlene Lamberg, os atendimentos direcionadas às mulheres sobre à prevenção do câncer deve ser permanente. “Desde o início do ano estamos disponibilizando a Carreta da Saúde para as mulheres, para que procurem a unidade e façam os exames de rotina e convidem todas as mulheres para fazerem os exames para cuidar da saúde”, destaca a gestora.

Atendimentos
Para a mamografia, os atendimentos na carreta são feitos mediante marcação. Para isso, a usuária deve ir até o local com a documentação necessária e realizar o agendamento do procedimento. Posteriormente, ela retorna ao local para fazer o exame. Já o PCCU é feito por livre demanda. A Carreta Saúde da Mulher do Sesc atualmente está na UBS Congós.


Notícias Relacionadas »
Comentários »