04/12/2021 às 10h50min - Atualizada em 04/12/2021 às 10h50min

Saiba como adquirir a carteira de prioridade para pacientes com fibromialgia no Amapá

O documento possibilita atendimento preferencial para fibromiálgicos em empresas públicas, privadas e concessionárias de serviço público.

Ascom/Gea
Foto: Karla Santos/ SESA

A partir desta sexta-feira, 3, o Governo do Amapá entrega carteiras de atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia – instrumento que pode ser usado em empresas públicas, privadas e concessionárias de serviço público. O descumprimento pode acarretar aos infratores uma multa de 200 vezes o valor nominal da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Amapá (UPF) vigente por cada autuação, e aplicada em dobro em caso de reincidência.

 

Como adquirir a carteira de prioridade

O documento pode ser adquirido no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Amapá (Cerpis), localizado na Av. FAB, nº 849, no bairro Central, em Macapá. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h até 18h.

A unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atende, atualmente, 300 pacientes fibromiálgicos, que são aptos para solicitar a carteira de prioridade. Para receber o documento, o interessado precisa apresentar RG, cartão do SUS e laudo médico para fibromialgia.

Sobre a doença

A fibromialgia é uma condição que gera dores no corpo, sobretudo na musculatura, que podem surgir de maneira inesperada ou como uma reação exagerada do corpo a algum acontecimento. Em alguns casos, o paciente também pode ter sintomas como exaustão, alterações no sono, ansiedade disfuncional e depressão.

Essa doença não tem cura, por isso o tratamento foca em ofertar maior qualidade de vida aos pacientes.


Notícias Relacionadas »
Comentários »