16/07/2019 às 12h00min - Atualizada em 16/07/2019 às 12h00min

Polícia Civil participa de capacitação para enfrentamento da corrupção

Na ocasião, a Polícia Civil do Amapá foi representada pelo Delegado de Polícia Civil Rogério Campos Souza

PC
De 8 a 12 de julho, em Belém/PA, ocorreu a 2ª Edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias. (Polícia Civil)

De 8 a 12 de julho, em Belém/PA, ocorreu a 2ª Edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP-MJSP), com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”.

Na ocasião, a Polícia Civil do Amapá foi representada pelo Delegado de Polícia Civil Rogério Campos Souza, Titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Fazenda Pública (DEFAZ), que destacou a importância do evento, organizado pela Diretoria de Ensino e Estatística (DEE) da SENASP, em parceria com a Polícia Civil do Estado do Pará.

“O programa visou estimular e capacitar as Polícias Civis para o enfrentamento da corrupção, com foco na apresentação do processo histórico de “gestão da seletividade” das investigações da Polícia Federal, estratégia institucional que possibilitou o desencadeamento de grandes operações policiais, a exemplo do Esquema PC FARIAS, Operação Mensalão, Operação Lava-Jato, Operação Carne Fraca, IPL Sérgio Cabral, IPL Michel Temer, Operação Mar Aberto, entre outros” – destacou o Delegado Rogério Campos.

Foram apresentados estudos de casos com demonstração das principais técnicas investigavas e metodologias utilizadas nas maiores investigações da Polícia Federal e ministradas palestras de capacitação em investigação e inteligência com uso de fontes abertas, lavagem de dinheiro, cooperação internacional, delação premiada, planejamento operacional, combate ao crime organizado e enfrentamento do crime institucionalizado. 

Para o Titular da DEFAZ, trata-se de iniciativa inédita no Brasil, que irá percorrer todas as regiões do país para motivar as Polícias Civis ao combate à corrupção nos Estados e municípios, através de integração e fortalecimento técnico-institucional das polícias judiciárias.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »