26/01/2022 às 22h39min - Atualizada em 26/01/2022 às 22h39min

Aprenda a reconhecer sinais de que alguém da sua casa está com Covid

Identificar os sinais no início da doença evita que mais pessoas sejam infectadas pelo novo coronavírus. Veja os 19 sintomas mais frequentes

com informações Metrópoles
Foto: Getty Images
 

A variante Ômicron do novo coronavírus se espalhou rapidamente pelo mundo nos últimos dois meses, tornando-se a principal responsável por casos de Covid-19. Desde que surgiu, a lista de sintomas relacionados à doença aumentou e alguns sinais podem passar despercebidos por aqueles que não fazem o teste, aumentando o risco de transmissão.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais que amigos e familiares apresentam.

Dados da Agência de Saúde e Segurança do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) mostram que apenas 13% das pessoas com Ômicron perdem o olfato ou o paladar, sintomas mais frequentes no início da pandemia. A dor de garganta se tornou o mais comum. O sintoma atinge mais da metade dos infectados com a Ômicron.

As pessoas doentes ainda podem se queixar de dor de cabeça, coriza, indisposição, fadiga extrema, pouca energia, falta de apetite, rouquidão e voz abafada, dor nas costas, náusea, dor de ouvido, zumbidos e tontura.

“Embora deva ficar claro que nem todos os casos de náusea ou dor nas costas estarão ligados à Covid-19, seria sensato que as pessoas estivessem cientes desses possíveis sintomas”, disse o farmacêutico Phil Day ao jornal The Sun.

Veja os 20 sintomas de Covid-19 mais comuns atualmente, de acordo com a iniciativa ZOE Covid, que monitora os dados da Covid-19 no Reino Unido:

  1. Nariz escorrendo
  2. Dor de cabeça
  3. Fadiga
  4. Dor de garganta
  5. Espirros
  6. Tosse persistente
  7. Voz rouca
  8. Dores nas articulações incomuns
  9. Calafrios ou calafrios
  10. Febre
  11. Tonto
  12. Dor nos olhos
  13. Confusão mental
  14. Dores musculares incomuns
  15. cheiro alterado
  16. Refeições omitidas
  17. Glândulas inchadas
  18. Dor no peito
  19. Dor de ouvido

Notícias Relacionadas »
Comentários »