27/04/2019 às 12h00min - Atualizada em 27/04/2019 às 12h00min

Academia ao Ar Livre é reinaugurada na praça Brasil

Zenaldo Coutinho expressou sua gratidão pelo trabalho realizado e pela presença da família da professora homenageada.

Agência Belém
14 novos aparelhos estão disponíveis para praticantes de exercícios físicos. (Agência Belém)
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), reinaugurou  mais uma Academia ao Ar Livre, desta vez na praça Brasil. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Houve ainda a revitalização completa da praça, com restauração de bancos, pedras portuguesas e do paisagismo, trabalho que é resultado de uma ação integrada das Secretarias Municipais de Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan).

A reinauguração homenageia a professora de educação física Maria Goreti Sampaio Medeiros, falecida em 2013 e que dá nome ao espaço. Ela atuou como servidora municipal por 22 anos e ministrou aulas de ginástica na praça Brasil. A família de Maria esteve presente na cerimônia.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, expressou sua gratidão pelo trabalho realizado e pela presença da família da professora homenageada. “Quero agradecer aos servidores públicos que se dedicaram, até esse momento, e também à família da professora Goreti. O município se sente homenageado de poder usar o nome da professora na academia”, disse.

Zenaldo destacou a parceria com a população no cuidado com um espaço que pertence a todos. “Entregamos uma academia nova, não reformada, e revitalizamos a praça também. Esse espaço é sempre cheio, com muito uso. Então é importante evidenciar essa parceria. Aqui a população é parceira, todos têm o entendimento não de que o público não é de ninguém, mas que é de todos; e aqui realmente todos têm sido parceiros", afirmou o prefeito de Belém.

“Hoje entregamos esse espaço para atividades físicas na praça em que temos o maior número de frequentadores da Academia. Para nós, da Prefeitura de Belém, é um trabalho integrado entre várias secretarias. Todos trabalhando para entregar esse espaço de lazer para a comunidade”, disse Wilson Neto, titular da Sejel.

A praça é espaço de ações frequentes da Sejel, como aulas de dança e atividades para idosos e crianças. Os frequentadores do logradouro, um dos mais tradicionais de Belém, organizaram a Associação Amigos da Praça Brasil para zelar pelo local e realizar atividades na área.

“Eu venho à praça há sete anos, desde que me mudei para perto daqui. Essa praça é o melhor lugar para mim. Temos nosso clube, é muito animado, uma maravilha”, contou Ivone Araújo Santos, de 84 anos, integrante da Associação Amigos da Praça Brasil. Ela participou da festa de reinauguração. “Poder ficar ao ar livre, fazer atividades é muito bom para mim, e a praça arrumada como está deixa tudo muito melhor”, acrescentou.

Acessibilidade - 14 novos aparelhos estão disponíveis para praticantes de exercícios físicos. Os equipamentos contam com regulagem de peso e placas, indicando o grupo muscular sendo trabalhado naquele exercício, ajudando a população durante a prática da atividade física.

“Eu achei os novos equipamentos muito bons. Hoje bati fotos em alguns para mostrar para a minha família. Pretendo vir amanhã já experimentar a nova academia. Venho à praça todos os dias, quando não consigo vir sinto saudades. Tenho amigos aqui e nós amamos a praça”, disse Maria das Graças Gonçalves, de 68 anos.

Os equipamentos são em aço e carbono, com pintura resistente à chuva. A academia conta ainda com aparelhos específicos com acessibilidade para pessoas com deficiência.

“De todos os equipamentos, dois são específicos para pessoas com deficiência, além dos outros, que também têm a possibilidade de serem utilizados. A academia possui rampa de acessibilidade para que a gente possa pensar acima de tudo na inclusão”, explicou Wilson Neto. “A cidade é para todos, é de todos, então todos têm o direito de usar os equipamentos da academia e esse é o compromisso da Prefeitura”.

Sesma - Durante a manhã foi ainda realizada uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) em alusão ao Dia Mundial de Combate a Hipertensão Arterial, que transcorre nesta sexta-feira, 26. A ação contou com serviços de orientação, entrega de panfletos, verificação da pressão arterial e encaminhamento para as unidades de saúde nos casos em que houve necessidade.

O secretário de saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, esteve presente e falou da necessidade da saúde preventiva. “Cada pessoa precisa fazer sua parte, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Assim conseguimos fazer a prevenção, evitando que os pacientes de pressão alta desenvolvam problemas maiores”, disse.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »