28/04/2019 às 12h00min - Atualizada em 28/04/2019 às 12h00min

Comitê Gestor do FGTS visita andamento das obras do BRT na Augusto Montenegro

O Comitê participou inicialmente de uma apresentação feita pelos engenheiros da Surb

Agência Belém
Com menos de 280 metros de pista para ser concluída, a terceira etapa do BRT Belém avança na Av. Augusto Montenegro. (Agência Belém)

Com 97% das obras concluídas na avenida Augusto Montenegro, o Sistema de Bus Rapid Transport (BRT) recebeu  o Comitê Gestor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O grupo esteve nas obras da terceira etapa (Tapanã à Maracacuera) e conheceu o funcionamento da segunda etapa, já concluída, que integra o terminal do Mangueirão ao do Tapanã. Os avanços e a qualidade da obra foram elogiados pelos avaliadores.

A visita é realizada anualmente para que o órgão federal possa acompanhar in loco esta importante obra de mobilidade urbana, que está sendo implantada em Belém com parte dos recursos advindos do FGTS. O andamento da obra, o uso dos recursos públicos, atualização dos cronogramas são algumas informações levantadas pelos avaliadores. “A equipe do FGTS veio ver como está sendo aplicado o recurso. Acompanhamos desde o começo, todas as medições. A qualidade da obra é boa e o resultado tem sido muito bom”, destacou Roberto Moreira, engenheiro da Caixa Econômica de Belém.

O Comitê participou inicialmente de uma apresentação feita pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e do Consórcio BRT Belém. Em seguida o grupo se dirigiu ao terminal da Maracacuera, passando pelas estações e pelo pavimento rígido. Na sequência, foram ao terminal do Tapanã, que já está em atividade e conheceram o funcionamento da estação e a logística de embarque e desembarque.

Para a titular da Seurb, Annete Klautau, a visita foi avaliada positivamente. “Eles já tinham visitado o terminal Mangueirão e agora vieram comprovar a finalização da nossa obra do BRT Augusto Montenegro. É com muita satisfação que a gente apresenta para eles 97% da obra concluída, nossa fase de check-list final no terminal da Maracacuera e com poucos trechos a serem finalizadas no entorno”, destacou.

AVANÇO 

 
Com menos de 280 metros de pista para ser concluída, a terceira etapa do BRT Belém avança na Av. Augusto Montenegro. Do Tapanã ao distrito de Icoaraci, duas estações estão prontas e três estão com obras em andamento. Também está sendo concluída a primeira etapa do serviço de drenagem para diminuir o acúmulo de água na pista em torno das estações. O Terminal da Maracacuera passa por ajustes finais. A previsão de conclusão dos serviços é em julho deste ano.


Notícias Relacionadas »
Comentários »