25/07/2019 às 16h00min - Atualizada em 25/07/2019 às 16h00min

Saúde: festividade em Mazagão tem reforço de urgência e emergência

Atendimento está sendo feito na Unidade Básica de Saúde, em Mazagão Velho, com o revezamento de equipes a cada 6 horas.

Portal Amapá
Equipes vão se revezar a cada seis horas nos atendimentos. (Philippe Gomes/Secom)

Até domingo, 28, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e farmacêuticos reforçam o atendimento 24h de urgência e emergência em Mazagão Velho, onde acontece a festividade em honra a São Tiago. A equipe está no local desde terça-feira, 23, e é resultado de parceria entre o Governo do Amapá e a prefeitura da cidade.

Durante a tradicional festa, um grande público passa pela cidade, especialmente, no ápice da programação, que ocorre nesta quinta-feira, dia 25.

A assistência em saúde está sendo prestada na Unidade Básica de Saúde (UBS), na Vila de Mazagão Velho, com o revezamento de equipes a cada 6 horas, sendo 1 médico, 2 enfermeiros, 3 técnicos, 1 condutor de ambulância e 1 farmacêutico, a cada turno. Além de garantir o atendimento na UBS, mais próxima à programação, a assistência na Unidade Mista de Saúde, em Mazagão Novo, também será mantida, assim como o atendimento ambulatorial.

O esquema de reforço também inclui o transporte terrestre, com uma ambulância da UBS e outra do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, para que, caso necessário, seja feito o translado de pacientes até a Unidade Mista que se encarregará do transporte até o pronto atendimento na capital. Além das ambulâncias, o helicóptero do Grupo Tático Aéreo estará dando suporte durante o ponto alto da festividade.   

De acordo com a secretária adjunta de atenção à saúde em exercício, Juvanete Távora, tudo foi organizado para suprir quaisquer eventualidades que possam surgir.

"Apesar do ápice da festa ser nesta quinta, vamos manter o reforço por seis dias para garantir a assistência com base na experiência de anos anteriores. Para que as pessoas aproveitem a programação, também manteremos o abastecimento de medicamentos no local de assistência", ressaltou.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »