26/07/2019 às 10h00min - Atualizada em 26/07/2019 às 10h00min

Promesseiros: conheça histórias de fé e devoção na Festa de São Tiago

Além da cultura e da diversão, a Festa de São Tiago também é fé e devoção de pessoas que buscam a ajuda de São Tiago para ajuda-los nas batalhas da vida.

Portal Amapá
Com a imagem do santo, promesseira agradece milagre alcançado. (Neto Lacerda)

No meio de uma multidão de fies e visitantes, Maria, Marivalda e Luan acompanhavam firmes a Festa de São Tiago, com propósitos diferentes, mas, com a mesma fé e devoção. Seja para pagar uma promessa, ou para pedir um milagre, os três participaram da missa e procissão na manhã desta quinta-feira, 25, em Mazagão Velho.

Os promesseiros, como são chamados, acreditam que, por meio da intercessão do santo, tiveram ou poderão ter suas graças alcançadas.

Maria Monteiro esteve na missa pedindo por uma graça. Ela levou várias fitas, cada uma representando uma dor que sente no joelho, perna e costas. A mulher pede ao santo sua recuperação.

“Vim de Macapá para participar da missa, infelizmente, não consegui acompanhar a procissão, mas, estou aqui com essas fitas que representam as dores que sinto”, falou.

 

Marivalda Barcelos carregou a imagem do santo por toda a procissão. Ela diz que foi curada de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e, por isso, participa pela 2ª vez do ato religioso.

“É muita fé e gratidão por esse momento”, disse a professora.

O pequeno Luan Trindade, de 10 anos, foi para a incubadora quando nasceu, por causa de complicações. A mãe dele, diz o menino, rogou a São Tiago para que o filho fosse curado, com a promessa de que até a criança completar 10 anos, distribuiria água durante a procissão de São Tiago. Nesta quinta-feira, os dois cumpriram mais um ano de promessa.

“Este é o último ano da minha promessa, como forma de agradecer”, falou a criança.

 

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »