27/07/2019 às 16h00min - Atualizada em 27/07/2019 às 16h00min

Saúde do homem é tema de ação voltada aos servidores municipais

O objetivo da ação foi fortalecer a assistência básica no cuidado da saúde do homem e estimulá-lo a procurar os serviços disponíveis nas UBS’s da capital.

Prefeitura Macapá
Os servidores municipais do prédio administrativo tiveram uma recepção especial. (Prefeitura de Macapá)

Os servidores municipais do prédio administrativo tiveram uma recepção especial. É que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu uma ação alusiva ao Dia do Homem, celebrado em15 de julho. Com o tema Seja um homem que cuida da sua saúde, a atividade ofereceu coleta de PSA, consulta médica, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais, glicemia capilar, limpeza de pele e ginástica laboral.

De acordo com a coordenadora da atividade, Joyciane Oliveira, o objetivo da ação foi fortalecer a assistência básica no cuidado da saúde do homem e estimulá-lo a procurar os serviços disponíveis nas UBS’s da capital. “O atual cenário epidemiológico da população masculina revela um aumento da morbidade por doenças cardiovasculares, crônicas e câncer, por isso a importância de estar constantemente divulgando os serviços disponíveis na rede de saúde do município, e os sensibilizando a cuidar mais da saúde”, declarou.

 

Os participantes também receberam orientações sobre alimentação saudável, prática de atividades físicas e outras atitudes simples que promovem o bem-estar e ajudam na prevenção de doenças, como a oficina de prevenção do estresse, que reuniu um grande número de homens. “Interessante como o controle da respiração pode interferir nas nossas reações e emoções. Às vezes, é preciso parar, respirar fundo para não deixar os fatores externos interferirem no emocional”, disse o motorista Robson Araújo.

 

No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Atualmente, a Semsa realiza exames de PSA para o rastreamento de alterações na próstata nas UBS’s Marabaixo, Pedro Barros, Marcelo Cândia, Lélio Silva e Rubim Aronovitch.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, homens a partir dos 50 anos devem fazer exames de rotina para a prevenção do câncer de próstata. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »