25/05/2022 às 15h54min - Atualizada em 25/05/2022 às 15h54min

Dr. Furlan assina ordem de serviço para construção de aquário no Bioparque da Amazônia

O novo espaço será construído em uma área entre as trilhas do Pau Brasil e do Jacaré, onde ficam os quelônios. A previsão é que a criação da estrutura do aquário seja concluída em 90 dias.

Ascom/PMM
Foto: Rogério Lameira/PMM

O Bioprque da Amazônia terá um novo atrativo, um aquário para exposição e contemplação de espécies aquáticas nativas da região norte. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (25) pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, durante a cerimônia no parque.

O novo espaço será construído em uma área entre as trilhas do Pau Brasil e do Jacaré, onde ficam os quelônios. A previsão é que a criação da estrutura do aquário seja concluída em 90 dias. A obra custará R$ 520 mil, custeada com recursos do tesouro municipal e de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto (PSD).

“Nós estamos trazendo mais uma atração que vai impulsionar a visitação no Bioparque. Esse espaço será dedicado ao lazer e entretenimento, mas também ao desenvolvimento da ciência e da educação ambiental das nossas crianças e visitantes”, diz o prefeito.

 

Prefeito Dr. Furlan diz que aquário fomentará educação ambiental | Foto: Rogério Lameira PMM

 

O projeto arquitetônico foi devolvido para favorecer uma boa observação de todas as espécies pelo maior número de visitantes, além de possuir elementos que vão proporcionar a ambientação dos animais em exposição.

O aquário terá 139 m² de área construída e 1,80 m de altura. Ele contará com estruturas de concreto armado impermeabilizadas para maior durabilidade dos equipamentos e as janelas de visualização serão em vidro laminado-temperado.

 

 

Além disso, o espaço contará com uma casa de bombas, que dará apoio e coordenará os sistemas individuais de tratamento e bombeamento de água e um deck para garantir acessibilidade na área de entorno do aquário.

“O aquário vai melhorar o embelezamento do parque com uma nova área de contemplação. A estrutura será de, aproximadamente, 80% em vidro e essa obra será acompanhada de perto. A empresa contratada já executou outras obras municipais e acreditamos que vamos entregar no dentro do prazo”, conta o secretário municipal de obras, Cássio Cruz.  

 

Secretário Municipal de Obras, Cássio Cruz | Foto: Rogério Lameira PMM

 

De acordo com o diretor-presidente do Bioparque, Ezequias Ferreira, além de potencializar o turismo ecológico e ser mais um ponto de ecoatrativo, o aquário servirá especialmente para o desenvolvimento de pesquisas com as espécies aquáticas da região norte. Fomentando, assim, o acesso à ciência e a preservação.

“Nosso objetivo é pensar o futuro, trabalhar com a educação ambiental e com a preservação desses biomas. Em breve esperamos que a comunidade e os estudantes possam estar aqui visitando o nosso aquário”, destaca.

 

Diretor -presidente do Bioparque da Amazônia , Ezequias Ferreira | Foto : Rogério Lameira PMM

 

Bioparque
O parque, que tem como foco a contemplação da natureza, o encontro de ecossistemas, a fauna e a flora amazônica. Ele fica localizado no bairro Fazendinha, distante a 15 minutos do Centro de Macapá. O local possui uma área de 107 hectares de florestas e funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.

No local, o visitante pode observar um orquidário com mais de 190 espécies de variadas formas, cores e tamanhos; praticar um circuito de aventura composto por trilha suspensa, arvorismo, parede de escalada e tirolesa; além de ciclismo e visitação no Bosque do Quati.


Notícias Relacionadas »
Comentários »