28/05/2022 às 13h40min - Atualizada em 28/05/2022 às 13h40min

Festa das Yabás celebra entidades feminina nas culturas tradicionais de terreiro em Macapá

Festejo da religião afro é celebrado em parceria com o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Ascom/PMM
Foto: Gabriela Giannini

Neste sábado (28), a partir das 20h, será realizada a “Festa das Yabás”, que homenageia entidades femininas na cultura tradicional de terreiro, de religiões de matriz africana. O evento conta com o apoio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

Seis orixás ancestrais femininas serão celebradas na Casa do Pai Salvino, localizada no bairro das Pedrinhas, na zona sul de Macapá. A programação cultural valoriza a representatividade de todas as mulheres pertencentes as religiões afros, além de combater a intolerância religiosa.

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, afirma que a parceria com o festejo é mais uma forma de combater a intolerância religiosa.

“Estamos felizes em poder fazer parte da Festa das Yabás, que é um festejo cheio da força, energia e axé das orixás femininas. E como forma de combater a intolerância religiosa, o evento também é aberto ao público em geral, não só para os praticantes da religião de matriz africana”, explica.

Além de homenagear essas entidades femininas e enaltecer a importância da mulher, o objetivo também é movimentar a diversidade das culturas populares dos terreiros na capital.

 

Yabás
Dentro da cultura tradicional de terreiro, a Festa das Yabás destina-se a promover honrarias ao feminino nas culturas tradicionais de terreiro. Nesta oportunidade, a iniciativa homenageia a seis orixás: Iansã, a deusa dos raios, das chuvas e das tempestades; Oxum, a dona das águas doces; Nanã, senhora das águas paradas e do barro; Ewa, guerreira e valente caçadora das matas; Obá, representante das águas revoltas dos rios e Iemanjá, rainha dos mares.

Serviço
A Festa das Yabás vai acontecer neste sábado (28), a partir das 20h, no terreiro do Pai Salvino, que fica localizado na Rua Vila dos Oliveiras, nº 839, bairro das Pedrinhas, na zona sul de Macapá.


Notícias Relacionadas »
Comentários »