18/06/2022 às 14h40min - Atualizada em 18/06/2022 às 14h40min

Diabetes: aprenda a identificar a doença pela aparência dos pés

O aspecto dos pés pode indicar problemas de saúde. Especialistas apontam os principais sinais para ficar de olho

Com informações do Metrópoles
Foto: Reprodução
Mais do que uma questão estética, a aparência das unhas e dos pés pode indicar problemas de saúde, como diabetes e câncer. A textura da pele e o inchaço no local, por exemplo, podem ser sinais de alerta. Muitas vezes essas mudanças passam despercebidas: por isso, é importante o acompanhamento de especialistas para ajudar na identificação de doenças.

O podólogo e médico cirurgião Brad Schaeffer aponta que por meio da observação dos pés é possível diagnosticar problemas sérios, como a diabetes, por exemplo. “Nós olhamos para a pele, pulsos e nervos para determinar quaisquer condições subjacentes. Diabetes é provavelmente o diagnóstico mais comum que podemos avaliar durante um exame do pé”, explica.

 

Sinais de diabetes nos pés:

  • Pele brilhante e lisa
  • Perda de pelo nas pernas e pés
  • Pés inchados
  • Feridas que não cicatrizam
  • Perda de sensibilidade nos pés ou pernas
  • Os pés não suam
 

Melanoma

O melanoma, forma mais mortal de câncer de pele, também pode se manifestar nos pés. Geralmente, o primeiro sinal da doença é uma mudança no tamanho, forma, cor ou textura de uma mancha existente ou o aparecimento de uma nova pinta com essas características.

Já o melanoma do pé aparece na sola ou sob uma unha, mas também pode aparecer em qualquer parte do pé ou tornozelo. Sob a unha, as células cancerosas podem parecer hematomas ou uma faixa que cresce verticalmente.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »