21/06/2022 às 08h15min - Atualizada em 21/06/2022 às 08h15min

Prefeito Dr. Furlan entrega ’odontomóveis’ para atendimentos odontológicos itinerantes em Macapá

Vans possuem capacidade de 50 atendimentos por dia, e devem percorrer todos os bairros da capital.

Ascom/PMM
Foto: Júnior Dantas/PMM

Nesta segunda-feira (20), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou duas vans odontológicas. Os dispositivos fazem parte das estratégias do Município para alcançar a população de baixa renda que mais precisa do serviço. A entrega dos “odontomóveis” faz parte do programa ‘Saúde Para Todos’, maior plano de ação apresentado pela gestão municipal em 2022.

Com os equipamentos será possível alcançar um novo público para recebimento das consultas odontológicas. “Em abril deste ano, tivemos resultado significativo, atingindo a cobertura de 73% na oferta de consultas com dentista. O percentual é maior que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 48%”, detalha Dr. Furlan. 
 

 

O avanço da especialidade faz parte da ampliação do serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das ações itinerantes que acontecem nos distritos e na capital.

“Com apenas quatro horas de atividade nossas equipes atendem, aproximadamente, 50 pessoas, dependendo da localidade, são mais de 100 pacientes, ou seja, sabemos da importância desse tipo de serviço e buscamos disseminá-lo. A saúde bucal do munícipe também é prioridade nessa gestão”, pontua o coordenador de Saúde Bucal de Macapá, Patrick Alfaia.

As vans possuem capacidade de 50 atendimentos por dia, e devem percorrer todos os bairros da capital, atendendo áreas de ponte, conjuntos habitacionais, ações de saúde itinerantes, além das escolas municipais e moradores de rua.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá organizar o cronograma dos bairros que serão atendidos e fará a divulgação desses locais para a população, através das redes oficiais da Prefeitura.
 

Cleonice Oliveira, 66 anos, primeira paciente atendida pela unidade móvel | Foto: Júnior Dantas/PMM

 

Durante a entrega, 11 pessoas foram atendidas com algum procedimento odontológico, e a primeira usuária do serviço foi a idosa, Cleonice Oliveira, 66 anos. “Moro aqui perto e resolvi passar pela unidade quando vi as vans. Foi uma alegria quando o Dr. disse que teria a oportunidade de receber a primeira consulta, assim como outras pessoas, eu também preciso muito”, disse agradecida.

Os serviços disponibilizados dentro do equipamento serão os mesmos da UBS, restauração, profilaxia, aplicação de flúor e exodontia. Já os atendimentos mais complexos deverão ser encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A cerimônia de entrega aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, e reuniu gestores da saúde, além dos profissionais que atuam na área odontológica de Macapá.  Estiveram presente ainda, o vereador Alexandre Azevedo e o procurador de justiça, Weber Penafort.
 

Autoridades presentes durante a entrega dos equipamentos | Foto: Júnior Dantas /PMM

 

Avanços na saúde bucal
O serviço de prótese dentária é inédito na capital, e já atendeu, aproximadamente, 100 pessoas de baixa renda. Para adesão da prótese é necessário passar pela triagem na UBS e após avaliação médica o paciente será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) caso haja necessidade da utilização.

O Pronto Socorro odontológico já é uma realidade na capital, atualmente duas unidades dispõe do serviço, as UBSs Perpétuo Socorro e Marcelo Cândia atendendo urgência e emergência durante o turno da noite.

Além disso, em 2022, a rede municipal de saúde atingiu a cobertura de 73% na oferta de serviços odontológicos realizados na capital e nos distritos. O dado é do Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório Anual de Gestão, do Ministério da Saúde (MS). A cobertura é 52% maior que a meta estabelecida pelo MS que era de 48% para o município.


Notícias Relacionadas »
Comentários »