25/06/2022 às 08h37min - Atualizada em 25/06/2022 às 08h37min

Mais de 100 pacientes participam do mutirão cardiológico do ‘Avança Coração’ deste sábado (25), em Macapá

Usuários fazem parte da fila de espera pelo serviço e que foram agendados pela Central de Regulação do município.

Ascom/PMM
Foto: Rogério Lameira/PMM

Neste sábado (25), das 8h as 12h, a Prefeitura de Macapá realiza a quarta edição do projeto ‘Avança Coração’, mutirão de consultas cardiológicas para zerar a fila de espera da rede de saúde da capital.

Os atendimentos acontecem em sábados alternados no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte da cidade, sempre no período da manhã. Os pacientes acolhidos pelo programa fazem parte da fila de espera da unidade.  

Além das consultas cardiológicas, os usuários recebem serviços de uma equipe multiprofissional, composta por nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e acompanhamento com educador físico. Os pacientes atendidos durante as primeiras etapas do programa já estão no retorno das consultas, que acontece no decorrer da semana.

O projeto ‘Avança Coração’ faz parte das medidas anunciadas pela gestão municipal, que integra o Programa Saúde Para Todos. A iniciativa, inédita na capital, faz parte das ações desenvolvidas para pacientes com sequelas pós-Covid-19, e conta com emenda de R$ 3 milhões, destinada pelo senador Randolfe Rodrigues.
 

Clínica Cardiológica
A Prefeitura segue investindo na saúde do município. Em 6 de junho inaugurou no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, a primeira Clínica Cardiológica de Macapá, com capacidade para atender 370 pacientes por semana. São cinco médicos cardiologistas disponíveis, e oferta de exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, monitorização ambulatorial de pressão arterial (Mapa), holter e teste ergométrico.

A clínica integra o projeto “Avança Coração” e faz parte do pacote de medidas anunciadas pela gestão municipal no início de maio, no Programa Saúde Para Todos.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12 e das 14h às 18h, e em sábados alternados no turno da manhã. Os pacientes atendidos são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio da Central de Regulação do município.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »