04/07/2022 às 09h18min - Atualizada em 04/07/2022 às 09h18min

Lixeiras de madeira reciclada incentivam práticas sustentáveis em Macapá

Projeto desenvolvido pela Semmopp, no bairro Coração, contribui para uma cidade mais limpa.

Ascom/PMM
Foto: Arquivo/Semmopp

Um gesto simples, mas de grande ajuda ao meio ambiente, tem ganhado força no bairro Coração, na zona oeste da cidade. A arte de transformar madeira reciclada em lixeiras sustentáveis tem ajudado os moradores a manter o local mais limpo. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) e objetiva contribuir e incentivar boas práticas ambientais.

‘’Os agentes distritais realizam este contato próximo com as comunidades, para levantarmos as demandas. No bairro Coração, por exemplo, estamos desenvolvendo projetos que promovam o bem-estar e que incentivem a sustentabilidade, para assim manter a cidade mais bela, respeitando também o meio ambiente’’, destaca a secretária municipal de Mobilização, Caroline Almeida.

De acordo com o agente distrital Cinevaldo da Silva, que acompanha os trabalhos de perto, das 24 comunidades que compõem o bairro, já foram contempladas com as lixeiras sustentáveis as localidades conhecidas por KM 9, Jardim de Deus, Esconderijo do Altíssimo, Ilha Redonda, a sede do Coração e mais a redondeza, nas proximidades da estrada de ferro.

‘’Pegamos madeiras em boas condições, que podem ser recicladas, para transformar em lindas lixeiras. A distribuição é direcionada às famílias de baixa renda e o nosso trabalho ajuda a manter o bairro Coração como modelo para Macapá’’, explica.
 

 

Mais limpeza e lazer
Formada por 24 comunidades, a vila do Coração, anteriormente distrito de Macapá, foi elevada à categoria de bairro por lei assinada em 31 de dezembro de 2020, mas oficializada em setembro de 2021. No local, a Semmopp, em conjunto com as pastas que prestam serviço à população, desenvolveu ações direcionadas para programas de reciclagem das lixeiras, mutirões e incentivo a limpeza das áreas de lazeres das comunidades.

‘’No mês de maio, por exemplo, a agência distrital esteve também na comunidade São José do Porto do Céu, com a liderança e moradores em um mutirão de limpeza e conservação do campo esportivo’’, complementa Cinevaldo da Silva.

Além disso, em maio de 2022, a Prefeitura de Macapá inaugurou um parquinho infantil no bairro. O espaço de lazer conta com brinquedos de gangorra, balanços, escorregador e área de escalada, construídos com madeira. O projeto de lazer da Semmopp, foi feito em parceria com as secretarias municipais de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), Meio Ambiente (Semam) e Iluminação Pública (Semip), e também abrange outros pontos da cidade. Ele foi custeado com recursos enviados pelo senador Lucas Barreto, por transferência especial em 2021, no valor de R$ 200 mil.


Notícias Relacionadas »
Comentários »