05/07/2022 às 08h47min - Atualizada em 05/07/2022 às 08h47min

UBSs de Macapá registram mais de 800 atendimentos odontológicos de emergência no período noturno

Serviço está disponível nas unidades Perpétuo Socorro e Marcelo Cândia.

Ascom/PMM
Foto: Arquivo/PMM

Há pouco mais de um mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Perpétuo Socorro e Marcelo Cândia passaram a oferecer atendimento odontológico de urgência e emergência no turno da noite. Desde então, 830 pacientes já foram atendidos. A iniciativa é uma das 20 medidas do programa Saúde Para Todos, lançado em maio pela Prefeitura de Macapá.

As Unidades de Saúde têm priorizado os atendimentos de urgência e emergência, visando minimizar ou evitar os riscos de agravamento das demandas odontológicas que necessitam de atendimento imediato no período da noite e finais de semana. Com isso, são atendidos casos de infecção dentária, problemas de dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária e traumas. Futuramente, esses procedimentos também serão ofertados na UBS Marabaixo, e a previsão é que o serviço inicie ainda na primeira quinzena de julho.

O coordenador de Saúde Bucal do município, Patrick Alfaia, explica que é importante fazer o atendimento odontológico no período da noite, uma vez que a população pode acessá-lo com mais facilidade.

“Esse serviço em horário diferenciado possibilita aos trabalhadores a oportunidade da realização do atendimento bucal após o expediente e a população, que sofre com dores, por exemplo, tenha um serviço emergencial à disposição”, diz.

Durante o dia, todas as UBSs de Macapá, incluindo as que estão localizadas nos distritos, ofertam os serviços básicos de odontologia. Para ter acesso a qualquer tratamento em unidade, o munícipe deve verificar os dias de marcação de consulta em cada unidade e realizar o procedimento de posse do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Carteira de Identidade.

 

Serviço
A UBS Marcelo Cândia funciona na Rua Vereador Júlio Maria Pereira, no bairro Jardim Felicidade I, e os atendimentos no período noturno acontecem das 19h até 1h da manhã.

Já a UBS Perpétuo Socorro está localizada na Rua Rio Xingu, bairro Perpétuo Socorro, e durante a semana os atendimentos acontecem das 19h às 7h e aos fins de semana o serviço está disponível 24h.


Notícias Relacionadas »
Comentários »