29/04/2019 às 22h00min - Atualizada em 29/04/2019 às 22h00min

Pará defende economia com sustentabilidade em Fórum no Rio de Janeiro

O Fórum Permanente de Mudanças Climáticas contará com representantes de diversos setores sociais.

Agência Pará
Em vídeo exibido durante a abertura do Fórum Clima Subnacional 2019, governador Helder Barbalho destacou a importância de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da economia, mas que garantam a sustentabilidade do meio ambiente. (Agência Pará)

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida, representou o Pará no evento. Segundo ele, “há pessoas que negam as mudanças climáticas, e há pessoas que entendem que elas já se instalaram, e precisamos nos adaptar a elas. Independentemente disso, o tema e os debates sobre mudanças climáticas estão presentes no mundo, e eles não mais serão eliminados. O Estado do Pará, instituindo o Fórum Estadual sobre Mudança do Clima, estará se inserindo no debate institucionalmente, fazendo com que países, instituições e, sobretudo, investidores, tenham uma olhar de respeito para com o Pará, contribuindo para que o Estado possa favorecer um ambiente de negócios com um olhar para o desenvolvimento sustentável”.

Representatividade 

O Fórum Permanente de Mudanças Climáticas contará com representantes de diversos setores sociais. Juntos, poder público, universidades, instituições científicas e de pesquisas públicas, setor produtivo, comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, dentre outros segmentos, cada um sob a sua perspectiva, vão contribuir para a elaboração de uma Política Estadual de Mudanças Climáticas.

“Ao longo dos anos, programas e ações, como fomentar a agricultura de baixo carbono (programa ABC) e pecuária de uso intensivo, foram realizados no território paraense, porém precisam estar articulados dentro de uma Política Estadual de Mudanças Climáticas, que estabeleça um verdadeiro pacto entre o setor público, setor produtivo e a sociedade paraense”, ressaltou Lilian Haber, secretária adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O Fórum Clima Subnacional 2019 tem a missão de abordar o papel da ação climática, sob a ótica dos estados brasileiros, e avaliar onde estamos, global e nacionalmente, em relação ao tema da adaptação e da mitigação das mudanças climáticas no início de 2019.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »