05/08/2022 às 05h42min - Atualizada em 05/08/2022 às 05h42min

Dr. Furlan inaugura primeiro Hospital Veterinário de Macapá

A unidade irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h para atendimentos agendados e de urgência.

Ascom/PMM
Foto: Leandro Lennon/PMM

Nesta sexta-feira (5), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou o primeiro Hospital Veterinário público da capital. A unidade foi erguida ao lado do Bioparque da Amazônia e ofertará consultas, cirurgias e exames laboratoriais e de imagem, com área de internação com capacidade para até 32 animais.

A unidade irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h para atendimentos agendados e de urgência. Os serviços já iniciam na próxima segunda-feira (8). A administração da unidade será de responsabilidade de uma empresa terceirizada contratada pelo Município, que contará com mais de 20 profissionais entre veterinários, auxiliares, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

A expectativa é de que a unidade oferte cerca de 4,8 mil atendimentos clínicos por ano. Desse total, 25% será voltado para os animais silvestres que residem na área do Bioparque, que serão assistidos em um ambulatório próprio, separado dos animais domésticos.

“Nós vamos continuar o nosso trabalho em prol da causa animal e vamos avançar para outras políticas públicas. Fomos ajustando cada detalhe para que não fosse apenas um local de tratamento para os animais, mas também de acolhimento, para que a população se aproprie desse espaço, um ambiente que as pessoas e animais possam se sentir bem”, disse Dr. Furlan.

A presidente da ONG Amigos dos Animais de Rua (Amar), Suelen Penafort, ressaltou que está ansiosa para o início dos atendimentos especializados para cães e gatos.

“A inauguração do Hospital Veterinário é um sonho concretizado que vem para beneficiar a população de Macapá com a assistência de qualidade para os nossos animais, amparando também o trabalho desenvolvido pelas ONGs”, diz.
 

 

O diretor e responsável técnico pelo hospital, Bruno Barros, explicou que o centro cirúrgico da unidade está apto a realizar procedimentos de média e alta complexidade como castrações, partos cesáreos e cirurgias ortopédicas e de trauma.

“É uma satisfação muito grande. Vamos poder facilitar o acesso a uma medicina veterinária inclusiva, principalmente para pessoas de baixa renda que não podem custear o tratamento dos seus animais, tornando o serviço acessível para toda a população”, comemorou.

 

Veja como será o funcionamento do Hospital Veterinário:

Os casos de urgência serão atendidos apenas durante os dias e horários de funcionamento do hospital.

Já para realizar o agendamento, é necessário entrar em contato por meio número (96) 98434-3081, que está disponível para ligações e também pelo aplicativo WhatsApp.

É obrigatório que o tutor no animal seja maior de 18 anos e residente de Macapá (incluindo distritos ou ilhas), possua renda familiar de até dois salários mínimos ou esteja inscrito no CadÚnico ou programas sociais do município. O animal também deve estar cadastrado no censo animal do Município.

No dia da consulta, é necessário que o tutor leve os documentos que comprovem as informações exigidas.

 

 

Investimentos

A Prefeitura de Macapá vem desenvolvendo uma série de políticas públicas voltadas para o bem-estar animal. Em apenas 8 meses de funcionamento do Castramóvel, que prevê o controle populacional de animais, foram castrados mais de 3.200 cães e gatos. Além disso, a vacina antirrábica já foi aplicada em mais de 7 mil pets.

Também foi inaugurada em setembro de 2021, a primeira Praça Pet de Macapá, localizada no bairro Jardim Marco Zero, ao lado do Céu das Artes, na zona sul da capital. O espaço garante o lazer e socialização dos animais e de seus tutores.


Notícias Relacionadas »
Comentários »