Estima-se que trechos de rios importantes para a formação do rio Amazonas, como o Negro e o Solimões, devem ter vazões abaixo da média histórica. O mesmo deve ocorrer com o Juruá, Madeira, Purus e Xingu, segundo dados gerados a partir das medições da Agência Nacional de Águas (ANA).
O governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou estado de emergência em 55 cidades do estado, nessa sexta-feira (30/9). O decreto vale por 180 dias. Lima também anunciou medidas como a dispensa de licitação de contratos de aquisição de bens necessários para conter os danos da seca.
Mais de 130 botos foram encontrados mortos no Lago Tefé, no Amazonas. A informação foi divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) nessa sexta-feira (29/9).
De acordo com o instituto, é cedo para apontar as causas do evento, mas os especialistas que integram o grupo consideram que a morte dos animais possa estar relacionada ao período de estiagem e ao aumento da temperatura do lago, que chegou a ultrapassar 39°C.
Com informações do Metrópoles