08/02/2020 às 12h00min - Atualizada em 08/02/2020 às 12h00min

‘Serão muitos benefícios para ele’, diz mãe ao emitir documento para o filho autista

Mais de 50 atendimentos voltados a pessoas com autismo foram realizados no primeiro dia de serviço.

Ascom - GEA
Felipe Ruser, de 3 anos, foi o primeiro a receber a nova Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo. Foto: Diego Rayran
 

Na manhã desta sexta-feira, 7, o novo espaço do SuperFácil Centro dedicado a atender crianças autistas e seus responsáveis legais recebeu dezenas de pessoas, realizando mais de 50 atendimentos. Felipe Ruser e Lorenzo Pereira, ambos de 3 anos, estão entre os usuários que emitiram a nova Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo.

"Como mãe de autista me sinto muito feliz em ter esse serviço e que sei que serão muitos benefícios para meu filho, sem falar que evita constrangimentos, já que o autismo é um transtorno que não é visível", disse Luciane da Silva Rodrigues, mãe de Felipe, que foi o primeiro a receber a Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo.

Feliz com o atendimento, Klissya Roberta, mãe do pequeno Lorenzo, foi à unidade Centro para emitir o Registro Geral (RG) do filho e teve a oportunidade de já emitir a documento para a pessoa autista.

“Foi maravilhoso o atendimento, porque todos se movimentaram para tirar a carteira de identidade dele. Trouxeram o fotógrafo, aí já saímos com os dois documentos. É muito importante esse serviço e eu, como mãe de autista, falo para todos os pais virem que o atendimento é muito bom”, comemorou a mãe.

Na próxima sexta-feira, 14, o serviço será expandido para a unidade do SuperFácil Santana. As leis que instituiram pacotes de ações em benefício dos autistas são de autoria da deputada estadual Marília Góes.

Novidades

O documento agora traz novas informações como a tipagem sanguínea e o número da Carteira de Identidade e CPF do responsável legal.

O novo espaço adaptado tem brinquedoteca e guichês exclusivos para atendimento.

Ao emitir a nova carteira de identificação, o cidadão recebe orientações sobre o documento e tem seus dados atualizados banco de informações da rede SuperFácil.

Emissão da carteira

Para solicitar o documento, o responsável ou representante legal deve se dirigir às unidades do SuperFácil Zona Oeste ou Centro com a seguinte documentação:

  • Carteira de Identidade e CPF da pessoa com autismo e do responsável legal
  • Comprovante de residência atualizado
  • Laudo de avaliação emitido por profissional especializado, com indicação do Código Internacional de Doenças (CID 10) correspondente ao transtorno evidenciado
  • 2 fotos 3x4 atualizadas e com fundo branco
  • Tipagem sanguínea da pessoa com autismo

A Unidade Centro fica localizada na Rua Candido Mendes, número 448. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 18h.


Notícias Relacionadas »
Comentários »