24/02/2020 às 13h00min - Atualizada em 24/02/2020 às 13h00min

Dicas: Como beber sem ficar de ressaca ?

Tua Saude/Blog
Foto:Reprodução/Filme
 

Para prevenir a ressaca o mais recomendado é não beber exageradamente, mas também se pode tomar 1 colher de azeite de oliva extra virgem algumas horas antes do consumo das bebidas e sempre intercalar 1 copo de bebida alcoólica com 1 copo de água. Outras dicas são: 

  1. Nunca beber de estômago vazio e sempre beber 1 copo de água ou de suco de fruta natural entre cada dose de bebida alcoólica;
  2. Tomar 1 g de carvão vegetal ativado antes de consumir as bebidas alcoólicas;
  3. Comer algo com gordura, como um pedaço de queijo amarelo, por exemplo, entre cada copo de bebida.

Assim, evita-se a desidratação e a hipoglicemia e o corpo tem mais tempo para metabolizar o etanol, diminuindo o risco da ressaca.

 Por que acontece a ressaca

A ressaca é causada pelo consumo de bebidas alcoólicas em exagero. O álcool para ser eliminado pelo organismo, tem que ser transformado, no fígado, em ácido acético, e para isso tem que ser transformado primeiro em acetaldeído que é ainda mais tóxico que o álcool. Como o fígado demora muito tempo a fazer esta transformação, o álcool e o acetaldeído continuam a circular no organismo até serem transformados em ácido acético.

O acetaldeído é uma substância tóxica que se deposita em vários órgãos do corpo, exercendo toxicidade e provocando assim os sintomas da ressaca. Além disso, durante o metabolismo de um excesso de álcool, o corpo não libera açúcar no sangue em situações de jejum com tanta eficiência, podendo por isso causar hipoglicemia. O álcool também faz com que seja eliminada mais água, podendo causar também desidratação.


Notícias Relacionadas »
Comentários »