25/02/2020 às 15h31min - Atualizada em 25/02/2020 às 15h31min

Volta às aulas! Ano letivo na rede estadual inicia nesta quinta, 27 de fevereiro

Solenidade de abertura será no Colégio Amapaense. Neste dia, 80% das escolas estaduais terão aulas normais.

Ascom - GEA
Foto: Erich Macias/Seed

O início do ano letivo de 2020 da rede estadual de ensino é nesta quinta-feira, 27 de fevereiro. Neste dia, 80% das escolas da rede terão aulas normais. A cerimônia de abertura do ano escolar será na Escola do Novo Saber Colégio Amapaense, às 13h. Durante a cerimônia, haverá ainda a entrega de novos espaços construídos para atender os estudantes do ensino de tempo integral.

Entre os novos espaços, um bloco de laboratórios será entregue, com salas para experimentos de física, química, biologia e matéria, além de um laboratório de informática. Um novo refeitório e vestiários para professores e estudantes também foram construídos. Um investimento de R$ 1.8 milhões.

Investimentos

Para a volta às aulas em 2020, foi disponibilizado mais de R$ 3,3 milhões para as escolas públicas da rede estadual de ensino dos 16 municípios do Amapá. O recurso foi repassado pelo Governo do Estado, através da secretaria de Educação, por meio do Programa Escola Melhor (Proem), do Tesouro Estadual. O investimento é para despesas com merenda escolar, manutenção e reparos nas unidades escolares.

Foram 394 escolas contempladas, beneficiando mais de 120 mil estudantes. As quantias referentes à merenda e manutenção foram creditadas no Cartão Escola, no último dia 12 de fevereiro. Os gestores puderam usar os recursos em serviços de pequenos reparos, manutenção da infraestrutura dos colégios, compra de material de consumo e merenda.

Capacitação das equipes gestoras

Nos dias 20 e 21 de fevereiro a Secretaria de Educação realizou o Encontro de Gestores, reunindo mais de 300 profissionais da educação como diretores, diretores-adjuntos e coordenadores pedagógicos. A iniciativa busca preparar melhor as equipes gestoras para o início do ano letivo.

Além da palestra de incentivo à liderança, os gestores também socializaram boas práticas de gestão, tiveram acesso ao diagnóstico da rede estadual de ensino e sobre execução de projetos estratégicos da política educacional do Estado do Amapá.


Notícias Relacionadas »
Comentários »