12/05/2019 às 16h00min - Atualizada em 12/05/2019 às 16h00min

Integração entre grupos regionais fortalecerá desenvolvimento econômico

Waldez Góes, presidente do Consórcio da Amazônia Legal, conheceu as experiências do grupo da região central do país.

Portal Brasil
Waldez sugeriu a Azambuja a criação de um espaço no mesmo endereço para funcionamento de ambos os grupos. (Patryck Almeida)

Em mais um compromisso da agenda que cumpre em Brasília, nesta quinta-feira, 9, o governador Waldez Góes conheceu a sede do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), grupo criado em 2015 para fomentar o crescimento individual e regional com base na cooperação. Góes, que é presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal , foi recebido pelo presidente do BrC, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. O objetivo da visita é ampliar a integração entre os grupos regionais.

O Consórcio Brasil Central reúne o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Maranhão – os quatro últimos também fazem parte do Consórcio da Amazônia Legal. Na ocasião, o governador amapaense conheceu a história e a experiência do grupo. Ele sugeriu a Azambuja a criação de um espaço no mesmo endereço para funcionamento de ambos os grupos. “Cada consórcio tem sua unidade jurídica, mas isso não impede que funcionem em um mesmo endereço. A aproximação facilita que os consórcios possam convergir nas mesmas propostas a nível regional e que dialoguem sobre providências, como as compras corporativas que o Brasil Central já vem adotando”, ressaltou Góes.

O presidente do BrC reforçou a união dos grupos como estratégia para atingir objetivos em comum entre os Estados. Para ele, a criação de consórcios é fundamental por proporcionar uma estratégia de desenvolvimento regional. “Muitas pautas são comuns aos Estados e, ao dividir essa sinergia, nós poderemos trazer um resultado maior e mais rápido para a sociedade como um todo. Os governos devem se unir para enfrentar desafios”, afirmou Azambuja.

Consórcio Interestadual da Amazônia Legal

O Consórcio é uma autarquia na modalidade de associação pública, com autonomia para captar recursos, promover investimentos e executar projetos de interesse comum aos nove estados da Amazônia brasileira.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »