05/07/2020 às 07h22min - Atualizada em 05/07/2020 às 07h22min

Coluna - Tribuna Cristã

AD – A Pioneira promove ciclo de estudos sobre “Igreja, política e cidadania”

por Besaliel Rodrigues
Besaliel Rodrigues. Foto:Arquivo Pessoal
 
 
 
A Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, presidida pelo Reverendo Pastor Oton Alencar, recém-eleito Vice-Presidente Nacional da Convenção CADB da referida denominação, está promovendo nos Cultos de Oração e Doutrina realizados às terças-feiras, às 19 horas, ciclos trimestrais de estudos bíblicos para toda sua membresia.
 
  Em parceria com a Convenção Estadual UFIADAP, a citada Igreja organiza os estudos bíblicos semanais em forma de revista (impressa e em pdf), muito parecida com a utilizada na Escola Dominical. O presidente da Igreja definiu que os comentaristas oficiais deste ano de 2020 fossem os seguintes: 1º trimestre: Pastor Oton Alencar. Tema da Revista: História de Israel I; 2º trimestre: Pastor Rodrigo Lima. Tema da Revista: História de Israel II; 3º trimestre: Pastor Besaliel Rodrigues. Tema da Revista: Igreja, política e cidadania; 4º trimestre: Pastor Iaci Pelaes. Tema da Revista: Família Cristã.
 
  Então, estamos iniciando o 3º trimestre, meses de julho, agosto e setembro. Como se trata de um ano de eleições municipais, nada melhor do que promover entre os integrantes da Igreja este oportuno ciclo de estudos de esclarecimentos e de conscientização do povo sobre o sadio exercício de cidadania.
 
  A referida Revista de Estudos contém 13 (treze) lições semanais assim intituladas: 1- Deus criou a política; 2- A política em mãos erradas; 3- O verdadeiro sentido da política; 4- Governos bons e governos maus; 5- Conceitos básicos sobre o exercício da cidadania; 6- Os evangélicos e a política no Brasil; 7- Os evangélicos e a política local; 8- Quem não nos quer no poder?; 9- Cidadania e o Evangelho Pleno; 10- Nossos inimigos internos; 11- Coerência e estratégias cristãs; 12- Os cuidados que devemos ter; 13- Obedecer é melhor que sacrificar. A apresentação da Revista foi feita pelo Pastor Oton. Veja a seguir:
 
  Apresentação: Com anseio renovado que aguardamos a nova revista para os estudos bíblicos trimestrais das terças-feiras da Assembleia de Deus – A Pioneira. Com o tema “Igreja, política e cidadania”, objeto de estudo deste penúltimo trimestre de 2020, o Dr. Pr. Besaliel Rodrigues, apaixonado e competente para ministrar e escrever sobre o tema, com muito cuidado e temor a Deus, elaborou esta série.
 
  Todos somos entes políticos. O cristão tem dupla cidadania; ele é cidadão do céu e cidadão da Terra, quanto Igreja militante. Assim, não podemos fugir desta realidade.
 
  O ser humano faz política cotidianamente nas suas ações, manifestações, opiniões quando se manifesta em qualquer sentido, abordando os temas supracitados. E tantos outros são políticos partidários, o que biblicamente não é vetado ao cristão. Encontramos na Bíblia, inúmeros exemplos de homens de Deus que tiveram cargos públicos e que cooperaram com reis e impérios. Sem contar dos reis e administradores de Estado que Deus constituiu. Por exemplo, como o rei Davi e Daniel, que foram constituídos politicamente por Deus para governar.
 
  O cristão pode influir de duas maneiras na política de Estado. A primeira é apoiando, votando nos candidatos cristãos que postulam por cargos políticos e que pregam políticas eclesiásticas que veem ao encontro das aspirações das igrejas evangélicas. Em segundo lugar o cristão pode participar da política aspirando cargos públicos em quaisquer níveis. 
 
  Espanquemos qualquer manifestação e opinião que argumenta, para nos afugentar desse processo de que o Estado é laico. Constitucionalmente o Estado é laico, mas o cristão como cidadão individualmente não é laico. A laicidade atinge a igreja como instituição e não na individualidade dos seus membros. Porque qualquer cidadão constitucionalmente pode votar e ser votado, com uma agravante de que o voto no Brasil é obrigatório e todo crente é obrigado a votar muitas vezes em ímpio, idólatra, profano ou fiel. Eis a escolha!
 
  No decorrer desse trimestre o Pr. Besaliel aborda temas que talvez vá escandalizar os neófitos, mas nunca aos iniciados na Palavra. Por Exemplo: Deus criou a política, a política em mãos erradas, os evangélicos e a política no Brasil, os evangélicos e a política local. São treze temas abordados que irão no decorrer do trimestre prender nossa atenção e desvendar para nós os mistérios escondidos na política partidária. 
 
  É o nosso anelo que esse tema irá falar profundamente na mente e no coração dos integrantes de nossa Igreja e possa ter o condão de mudar práticas e propósitos ainda arraigados na mente do povo de Deus. Amém.
 
DESTAQUES DA SEMANA
- Pastor Oton Alencar promove Ciclo de Estudos para todos os integrantes da Igreja que preside. 
- Nova Revista de Estudos trimestrais dos Cultos das Terças-Feiras, 19h, da Igreja AD – A Pioneira.
- Os Comentaristas da Revista sobre Igreja e Cidadania: Pastor Besaliel e Pastora Ester Farias.
 
LIDERANÇAS
A Nova Revista Nacional da EBD – Escola Bíblica Dominical: Mais uma notícia alvissareira para a Comunidade Evangélica do Estado do Amapá. Pela segunda vez o Pastor Oton Alencar, presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira, é o comentarista oficial da Revista Nacional da Escola Dominical editada pela CADB – Convenção das Assembleias de Deus no Brasil, ligada à AD Igreja-Mãe de Belém do Pará. Inclusive, há duas semanas, o citado Pastor Oton foi eleito Vice-Presidente Nacional da referida CADB.
  Na primeira vez, o tema da revista comentada pelo pastor amapaense foi a Carta de Paulo aos Romanos. Agora, o Pastor Oton comenta a 1ª Carta de Paulo aos Coríntios, descortinando para nós todas as vicissitudes, embates e problemas vivenciados pela Igreja da Cidade de Corinto, nos explicando didaticamente todas as orientações que o Apóstolo Paulo escreveu àquela Igreja.
  As duas revistas mencionadas tiveram base os livros, com os mesmos temas, escritos pelo citado Reverendo. Parabéns Pastor Oton e Igreja Pioneira.
 
 
ESPECIAL
NEWS: 01- Revista será transmitida pela internet ao vivo do Templo Central: Os comentários semanais da Revista dos Cultos das Terças-Feiras, às 19 horas, serão transmitidos para a Igreja e para toda a sociedade amapaense e brasileira diretamente do Templo Central em Macapá da AD – A Pioneira pela internet; 02- UFIADAP – Equipe Editorial da Revista (Port. 001, de 06.01.2020): Integrantes: Pr. Besaliel Rodrigues (Coordenador Geral), membros: Pr. Benedito Rodrigues e Ev. Crisleide Lima. Suplentes: Pr. Kleyzer Couglan e Missª. Otacília Filha; 02- Lema Anual da Assembleia de Deus em todo o país: Meus filhos e meus netos terão a mesma fé que eu tenho e servirão ao Senhor na Assembleia de Deus; 03- Equipe de apoio da Revista das Terças-Feiras: Revisão textual: Missª. Otacília Filha; Hinos sugeridos: Pr. Kleyzer Couglan. Versão bíblica principal utilizada na citada Revista: ARC – Almeida Revista e Corrigida; 04- Programa UFIADAP na Web TV: Todo sábado, às 19 horas, estão sendo transmitidas os programas da Convenção de Pastores UFIADAP pelas redes sociais (Canais: Ufiadap Web TV e A Pioneira Oficial). Assista e divulgue.
 
 
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará – João 8.32: Este é o versículo principal da série de estudos que serão ministrados semanalmente nos Cultos das Terças-Feiras, às 19 horas, pela Internet para todo o Brasil, diretamente do Templo Central da Igreja AD – A pioneira do Estado do Amapá. O tema geral deste 3º trimestre 2020 (julho-agosto-setembro) é “Igreja, política e cidadania” (Teologia Política), pois além de a Igreja ter por missão principal proclamar o evangelho, também tem a responsabilidade moral e social de promover o sadio exercício da cidadania de seus integrantes. Vamos, então, falar sobre isso, fazendo, inclusive, uma autocrítica a respeito da função social da Igreja.
 
  A equipe editorial da Revista agradece a Deus pela vida do Presidente da Igreja Pastor Oton Alencar por estar promovendo este ciclo de estudos, possibilitando ao seu rebanho instruções tão importantes para a promoção da cidadania de todos. Podemos afirmar que são poucos os líderes evangélicos brasileiros que possuem esta sensibilidade cristã e democrática junto aos seus liderados. Amém.
 
 
FIQUE LIGADO
Novidades da Nova Revista de Estudos dos Cultos das Terças-Feiras da Igreja AD – A Pioneira: A nova edição da citada Revista, que tem como tema geral “Igreja, política e cidadania”, está trazendo as seguintes novidades. Agora, (i) cada lição traz três objetivos e isso irá cooperar para que as preleções, em todas as coordenações, campos e igrejas, sigam uma mesma linha de raciocínio e não haja divagações, inclusive por quem as estudarão; (ii) cada lição traz duas sugestões de hinos da Harpa Cristã próximos da temática estudada; (iii) cada lição traz um breve contexto histórico da leitura bíblica principal ou do assunto abordado; (iv) a conclusão do estudo dá ênfase à aplicação pessoal, para que cada irmão/ã consiga relacionar efetivamente o estudo ao seu modo de vida; e (v) cada lição traz várias indicações bibliográficas para nortear aqueles que desejarem se aprofundar no assunto. Então, aproveite tudo para o seu crescimento espiritual e intelectual.



Besaliel Rodrigues
Pastor e é licenciado em História e bacharel em Direito, com mestrado e doutorado em Direito Constitucional. É professor concursado do Curso de Direito da Unifap e escritor autor da 1ª Constituição Federal comentada à luz da Bíblia.

Notícias Relacionadas »
Comentários »