13/07/2020 às 23h05min - Atualizada em 13/07/2020 às 23h05min

Waldez anuncia nova prorrogação da quarentena no estado por mais 15 dias.

Da Redação
Ascom/Gea
O governador Waldez Goes anunciou em sua rede social, na noite de segunda-feira, que a quarentena está prorrogada por mais 15 dias em todo o Amapá. O decreto deverá ser assinado nas próximas horas.

Em sua postagem Waldez fala que desde o início da pandemia, todas as medidas de enfrentamento ao coronavírus adotadas pelo Estado, são baseadas em dados científicos e que, reuniu em videoconferência com os prefeitos amapaenses para apresentar o novo relatório epidemiológico, referente às duas últimas semanas.

No relatório está incluído um novo índice de classificação de risco para cada estado e município com base no boletim epidemiológico, “o Amapá ocupa o nível amarelo, com pontuação 9. A adoção desse índice é a sugerida pela OMS”, diz.

Isso significa que, mesmo com a redução de casos, das taxa de incidência e de transmissão, o estado de alerta precisa ser mantido para que o Amapá não entre na zona laranja, o que significaria retrocesso nas medidas adotadas.

A taxa de ocupação de leitos atualmente se encontra estabilizada, mas com possibilidade de crescimento devido aos casos vindo do interior.

“Por esses motivos, sempre pensando na preservação da vida e no bem estar da população, a quarentena no serviço público será prorrogada por mais 15 dias em decreto que deverá ser assinado ainda hoje”, explica.
Cabe aos municípios a decisão sobre qualquer flexibilização. “Demos passos importantes, mas ainda não vencemos a pandemia e não temos outra saída senão continuar seguindo todas as medidas de segurança, caso contrário, podemos jogar fora todo o esforço feito até agora”.
O novo decreto irá estabelece restrição de atividades sociais e de circulação no setor público até 30 de julho. Os decretos atuais, assinados no início do mês, têm validade até 15 de julho.

Notícias Relacionadas »
Comentários »