16/05/2019 às 20h00min - Atualizada em 16/05/2019 às 20h00min

Parques e orlas: bons locais para curtir sua cidade e cuidar da saúde

A atividade física ao ar livre traz diversos benefícios, como a mudança da rotina, a fuga do estresse por meio do contato com a natureza e a promoção da integração social.

Saúde Brasil
A atividade física ao ar livre traz diversos benefícios, como a mudança da rotina, a fuga do estresse por meio do contato com a natureza e a promoção da integração social.

São muitas as cidades e municípios do Brasil que possuem um parque ou uma orla à beira do mar, lagos ou rios. Mais do que apenas lazer ou turismo, esses locais podem servir perfeitamente para a prática da atividade física. Diversas áreas públicas estão recebendo revitalização nos últimos anos e propiciando uma maior integração da população com o espaço, além da oportunidade de cuidar da saúde.

“Observei esse trabalho por diversas orlas e parques pelo Brasil”, conta Danielle Cruz, responsável técnica na área de atividade física do Ministério da Saúde. “As orlas de Vitória (Espírito Santo), Aracaju (Sergipe) e João Pessoa (Paraíba), só para citar alguns exemplos, são muito atrativas para quem quer praticar atividade física. Sem falar da tradicional orla carioca, historicamente ocupada pelos praticantes de esporte e outras atividades físicas. A requalificação desses lugares, assim como de parques e praças, faz com que a população se integre mais à cidade, o que promove um sentido de pertencimento ao lugar. Cuidar da saúde aproveitando o que a cidade oferece é muito significativo para o aumento da prevalência da atividade física pela população.”

Em Manaus (Amazonas), o Parque Ponta Negra reúne ciclovia, pista para caminhadas e corridas, locais para prática de vôlei, futevôlei e futebol na areia, além de academia ao ar livre. Tudo isso emoldurado pela bela paisagem do Rio Negro. 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »