14/08/2020 às 12h50min - Atualizada em 14/08/2020 às 12h50min

Amapá: Campanha pede doações de máscaras de mergulho que serão adaptadas para pacientes com Covid-19.

Da Redação
Foto: Cristina Baddini/Arquivo Pessoal
Uma campanha realizada por professores e acadêmicos da Unifap,  busca arrecadar  máscaras de mergulho full face, que cubram todo o rosto, para suporte ventilatório de pacientes com Covid-19.

As máscaras serão adaptadas através de uma troca de válvulas nas máscaras de mergulho, sendo retirado o snorkel, e adaptada uma conexão produzida em impressora 3 D. A função desse conector, já que a máscara de mergulho pega o rosto todo, é uma máscara facial total, é impedir a eliminação de partículas respiratórias para o ambiente. O conector une a máscara ao ventilador mecânico. 

Além de ser uma proposta mais barata e um procedimento menos evasivo, o uso das máscaras diminuiria o risco da propagação do vírus para os profissionais de saúde, e pode  ser utilizada em pacientes internados em UTI e também em leito clínico.

Vários países já adotaram esse equipamento e outros estados brasileiros também.

O projeto é coordenado pela professora Cristina Baddini, que afirma que a intenção é que a produção dos adaptadores das máscaras de mergulho aconteça de forma simultânea. 

“Essa respiração com a máscara pode ajudar o paciente a se recuperar melhor, tanto que ele nem precise ser intubado. Quando acabar a pandemia, o paciente com problemas no pulmão também vai poder usar essa máscara. Nós recebemos outras doações, mas estamos com dificuldade de comprar as máscaras" declarou a professora.

O valor de mercado das máscaras de mergulho fica em torno de R$130,00 reais. 

Quem tiver interesse em fazer doações pode entrar em contato pelo número (96) 99191-0050, ou pelo e-mail protocolo@unifap.br.

Notícias Relacionadas »
Comentários »