A igreja é o corpo místico de Cristo. Não se trata de obras de alvenaria, mas do povo que transporta dentro de si a presença do Senhor Espírito Santo. Esta igreja eleita por Deus possui identificações que a distingue de organizações meramente humanas, e isto tem feito com que ela triunfe e avance ao longo dos anos, então vamos conhecer alguns dos seus segredos, descrevendo duas marcas de Deus na igreja.
VITALIDADE.
Vitalidade na igreja significa que ela é viva, dinâmica, sensível, cresce, gera frutos, Batalha e triunfa.
A vitalidade igreja será um mistério inexplicável, pelo menos, até a glória, contudo, é transmitida pela ação direta Deus, vida é uma Realidade do céu dada por Deus à igreja.
1. Vida é uma das marcas peculiares Deus.
a. Deus fabrica vida sem precisar de matéria prima, S1.36.9
“Porque Está manancial vida”. fonte plena e continua.
b. Sua mão direita é um gerador de vida, Pv.3.16
“alongar vida está sua mão direita”.
c. Sabe porque santos formam uma igreja viva? Porque onde Deus toca fica marca vida, Ed.8.22 “a boa mão do nosso Deus é sobre todos que o buscam”.
d. A Vida na igreja não cessa no que depender de Deus, Is.59.1 “a mão Senhor não está encolhida…”.
2. A Vitalidade de Deus na igreja não a deixa parar.
a. O Segredo de Deus para a igreja é não parar, 19,17(ninguém se desvia da Noite para o dia), quem para perde visão, perde a coragem e perde a Esperança.
b. Nunca foi fácil para os escolhidos, mas, no Senhor há um segredo, Hb. 11.34 “apagaram força fogo, escaparam fio da espada, fraqueza tiraram forças, batalha esforçaram, puseram fuga os exércitos dos estrangeiros”. A ordem vem daquele tudo pode, Jl.3.10 “diga fraco sou forte”.
c. Ele nos conhece no íntimo, Sl.103.14 “Ele conhece nossa estrutura”.
d. Então porque ele escolhe fracos e pequenos para compor a igreja? Is.40.29
“Faz forte o cansado e multiplica a força ao que não tem nenhum vigor”.
3. A igreja viva realiza façanhas sem cansar.
a. A igreja anda e corre na certeza da ação divina, o que ela não pode fazer, Deus faz, Is.40.31 “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão”.
b. A Verdade é que da boca do abatido sai lamentos, aquiete-se se renove em Deus antes de falar qualquer coisa, isto é bíblico, Is.41.1 “Calai-vos perante mim ilhas, os povos renovem suas forças, cheguem-se então falem”.
c. E se alguém tentar servir de pedra de tropeço, não se preocupe, Jeová já deu o recado, S1.60.12 “Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos”.
4. A vitalidade da igreja é admirada e contagiante.
a. O crente vivo é admirado no que é e no que faz, Sl.1.3 “Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas…tudo quanto fizer prosperará”.
b. Onde um crente assim chega, contagia com a vida, 2 Co.2.14,15 “por Meio de nós manifesta em todo lugar a fragrância do seu Conhecimento…pois, somos o bom cheiro de Cristo”.
INVENCIBILIDADE.
1. Antes do nascimento da igreja o seu certificado de invencibilidade foi assinado por Jesus., Mt. 16.18 “…não prevalecerão contra a igreja”.
a. A igreja foi perseguida, mas, nunca extinguida.
b. Sua proteção tem blindagem celeste, S1.91.7 “…tu não serás atingido”.
c. Mesmo em guerra ela pode sorrir e descansar, Sl.91.1
2. Quando a igreja precisa, tem a acessória de soldados de elite, treinados no céu, Sl.91.11 “aos seus anjos dará ordens ao teu respeito”.
a. Há um plantão angelical diuturno em volta dos santos, Sl.34.7 “O Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”.
b. Os anjos estão porque o general está, SI 46.7 “O Senhor dos exércitos está conosco o Deus de Jacó é o nosso refúgio”.
c. O nosso general é perito em guerras e especialista em vitórias, I Sm.17.47 “E saberá toda essa congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança, porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão”.
d. Ele nos defende, Sl.140.7 “Oh Senhor força da minha salvação, tu me protegeste a cabeça no dia da batalha”.
3. Deus não forma covardes, a igreja é diplomada na escola de guerra de Jeová, Sl.144.1 “Bendito seja o Senhor rocha minha que me adestra as mãos para a batalha e os dedos para a guerra”.
a. Um valente pode se ferir nesta batalha? Sim, mas Deus o leva para a Clínica de tratamento, Sl.27.5
b. Quem passa pelo tratamento do Dr. De Nazaré sai imbatível, Sl.18.32 “Quem é rochedo senão o nosso Deus? O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho”.