Um bom xarope para tosse seca é o de cenoura e o de orégano, porque estes ingredientes possuem propriedades que diminuem o reflexo da tosse, naturalmente. Entretanto, é importante saber o que está causando a tosse, porque ela pode ter diversas causas, que devem ser investigadas pelo médico.
A tosse seca persistente geralmente é causada por uma alergia respiratória e por isso deve-se manter a casa devidamente limpa, sem poeira e evitar permanecer em locais empoeirados, assim como evitar ficar perto de pessoas que fumam. Uma boa dica para se fazer após limpar a casa é colocar um balde com água no quarto para que o ar fique menos seco. Veja mais sobre as possíveis causas de tosse seca e como tratar.
1. Xarope de cenoura e mel
Um bom xarope caseiro para tosse seca alérgica é o xarope de cenoura com mel devido as suas propriedades antitússicas.
Ingredientes
- 1 xícara de mel;
- 2 cenouras descascadas médias.
Modo de preparo
Passar a cenoura pelo liquidificador com um pouco de água, juntar este suco ao mel e, em seguida, levar ao fogo baixo até engrossar e depois guardar num recipiente de vidro devidamente tampado. Tomar 1 colher deste xarope de 3 a 4 vezes ao dia.
2. Xarope de orégano e mel
Um outro bom xarope caseiro para tosse seca é o de mel com orégano porque ele possui propriedades antitússicas que ajudam a acalmar a tosse.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de mel;
- 1 colher de café de orégano.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes num recipiente de vidro e aquecer por alguns instantes no microondas. Quando estiver morno, tomar o xarope a seguir. Deve-se tomar este xarope de 2 a 3 vezes ao dia. Confira mais outros benefícios do orégano.
3. Xarope de ervas
O tomilho, a raiz de alcaçuz e as sementes de anis ajudam a relaxar o trato respiratório e o mel diminui a irritação na garganta.
Ingredientes
- 500 mL de água;
- 1 colher de sopa de sementes de anis;
- 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca;
- 1 colher de sopa de tomilho seco;
- 250 mL de mel.
Modo de preparo
Ferver as sementes de anis e a raiz de alcaçuz na água, numa panela tapada, cerca de 15 minutos. Retirar do fogão, juntar o tomilho, tapar e deixar em infusão até esfriar. Por fim basta coar e juntar o mel. Pode-se conservar num frasco de vidro, na geladeira, durante 3 meses.
4. Xarope de gengibre e guaco
O gengibre é um produto natural com ação anti-inflamatória, recomendado para reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, aliviando a tosse seca.
Ingredientes
- 250 mL de água;
- 1 colher (de sopa) de limão espremido;
- 1 colher de sopa de gengibre fresco moído;
- 1 colher (de sopa) de mel;
- 2 folhas de guaco.
Modo de preparo
Ferver a água e depois colocar o gengibre, deixar descansar por 15 minutos. Em seguida, coar a água se tiver com gengibre fatiado e acrescentar o mel, o suco de limão e o guaco, misturando tudo até ficar com consistência viscosa, parecido um xarope.
5. Xarope de equinácea
A equinácea é uma planta muito utilizada para tratar os sintomas de gripes e resfriados, como nariz entupido e tosse seca.
Ingredientes
- 250 mL de água;
- 1 colher (de sopa) de raiz ou folhas de equinácea;
- 1 colher (de sopa) de mel.
Modo de preparo
Colocar a raiz ou folhas de equinácea na água e deixar no fogo até ferver. Depois disso, é preciso deixar descansando por 30 minutos, coar e acrescentar o mel até ficar com aspecto de xarope. Tomar duas vezes por dia, de manhã e a noite. Saiba mais outras formas de usar equinácea.
Quem não deve tomar
Como estes xaropes são preparados à base de mel, não devem ser administrados a crianças com menos de 1 ano de idade, devido ao risco de botulismo, que é um tipo de infecção grave. Além disso, também não devem ser usados por diabéticos.