Foi no dia 15 de maio de 1963, que jovens idealistas da JOT-Juventude Oratoriana do Trem, sob o comando de seu primeiro Presidente Guaracy da Silva Freitas e sendo Patrono o Padre Victório Galliani, fundaram o Ypiranga Clube.
Ostentando “azul e preto”, como cores oficiais, as mesmas cores da Internazionale de Milão-ITA, o negro-anil da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição começava sua trajetória de glória no futebol Amapaense.
Eu tinha apenas 16 anos, quando no dia 08 de dezembro de 1976, dia de nossa Senhora da Conceição o Ypiranga clube conquistava seu primeiro título: “Campeão Amapaense de futebol da primeira divisão” , ao empatar com o Santana em 0x0, num jogo realizado no estádio municipal Glicério de Souza Marques, batizado pela crônica esportiva da época como “O Gigante da Favela” .
Pelas principais ruas e avenidas do bairro do Trem, a comemoração dos apaixonados torcedores da “coruja da Torre” caminhava para festa até o “Pau do Pecado” que ficava localizado na avenida Feliciano Coelho com a Jovino Dinoá em frente ao Bar do Sr. Jonas.
Pedro Assis de Azevedo era o Presidente, Waldemar Vilhena o nosso querido “Vavá” era o diretor de futebol; e o técnico Lourival Lima, o popular “chibé” comandava jogadores talentosos como: Emanuel, Buiana, Damasceno, Valdir e Pitéo, Duranil e Dival, Ananízio,Tadeu, Jason e Dilermano.
E ainda participaram desta marcante conquista Odival Passos, Paulo César, Bolinha, Orlandino, João Oliveira, Padeirinho, Delson e Nena. Foi um dos mais importantes títulos conquistados pelo “Negro-Anil” .
Como campeão, o Ypiranga Clube ganhava o direito de representar o Ex-Território Federal do Amapá, ao lado do São José, no Copão da Amazônia, em 1977, que foi disputado em Macapá.
Sob o comando do presidente Luís Góes, em 1991, o Clube disputava sua primeira competição profissional; e em 1992, sob a presidência do empresário Fernando Costa, conquistava o primeiro título na sua história, em uma decisão memorável com o seu rival de bairro – Trem Desportivo Clube. Surgia aí o famoso clássico “TREMY” !
Nessa decisão, o atacante Miranda “trator” teve um dos gols mostrados para todo o Brasil, pela Rede Globo de televisão, por ter sido escolhido o “Gol do Fantástico” , sob o comando do extrovertido técnico “Dadá Maravilha” , tri campeão mundial pela seleção Brasileira em 1970.
O Ypiranga Clube é o maior detentor de títulos do futebol profissional e o atual campeão Amapaense. Ao completar 58 anos o “Clube de amor e garra” , prepara-se para se tornar protagonista em competições nacionais.
De Guaracy Freitas a Ricardo Oliveira, cada presidente deu sua significava contribuição. Tive a honra de presidir o Ypiranga Clube por três mandatos, ao lado de Deusemar Oliveira, Aldemir França e outros, deixamos o caminho pavimentado para duas importantes conquistas de títulos que vieram nas gestões de Luís Omar e do saudoso presidente Barros.
Todo mundo sabe que eu sou um apaixonado por futebol. Esse sentimento está completamente fora da lógica e sei que muita gente não entende isso. Para entender, tem que compreender que para dirigir um clube como o Ypiranga “tem que ter amor, tem que ter paixão” .
Bom diaaaa!