O prefeito afirmou que os casos em Macapá estão sendo acompanhados diariamente e que o sistema de saúde municipal tem todo controle sabendo, inclusive, como chegaram ao estado.
O prefeito afirmou também que a rede pública de saúde municipal está preparada para o enfrentamento do coronavírus e que a preparação iniciou antes do carnaval.
As equipes de saúde municipal das UBS que, segundo o prefeito é a porta de entrada para o tratamento dos infectados estimado em 85% dos casos, receberam treinamento e estão preparadas para os atendimentos.
“O momento agora é de alerta e medidas mais incisivas devem ser tomadas”, disse o prefeito, afirmando que assinou três decretos importantes.
O primeiro decreto coloca Macapá em estado de alerta epidemiológico e cria um comitê municipal de enfrentamento e resposta rápida ao coronavirus. O segundo decreto é de medidas no âmbito da administração.
O Terceiro decreto, esse de âmbito mais geral, cria restrições, especialmente, em eventos de grande aglomerações, trata da suspenção de todos os eventos públicos com mais de 100 pessoas. Os três decretos começaram a valer a partir de hoje, domingo, 15.
O prefeito disse também que, para as medidas terem efeito, é necessário que os amapaenses entendam que as ações são para o bem da própria população, para evitar o contagio do vírus tem um alto grau de contaminação, “Nós ajudem a combater e a dar resposta rápida ao coronavirus, mantenham a calma, não espalhem Fake News e deixemos nas mãos dos nossos técnicos e com as bênçãos de Deus para superarmos esse momento”, finalizou.