A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou nesta sexta-feira, 31, no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, uma reunião com interessados em participar das inscrições da Chamada Pública n° 002/2019 para o credenciamento de companhias, grupos e artistas que querem participar de programações culturais organizadas pelo Governo do Amapá em 2019. O edital foi divulgado na página 18 do Diário Oficial do Estado do dia 13 de maio.
.
Artistas individuais, companhias e grupos de teatro, dança, artes visuais e música estão aptos a participarem, para futuras contratações em eventos, projetos e atividades artísticas e culturais realizadas ou apoiadas pela Secult nos municípios amapaenses, de acordo com os critérios do edital. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Cultural da Secult, Amadeu Cavalcante, esse edital foi desenvolvido para facilitar o acesso a artistas de todo o Amapá.
“Essa roda de conversa com os artistas serve para tirar as dúvidas de cada interessado. A novidade desse ano é que as inscrições são através de uma ficha que deve ser enviada por e-mail. Isso facilita, inclusive, para os artistas do interior que não possuem condições de vir até a capital”, disse Cavalcante.
A inscrição é presencial e online. Os interessados devem preencher uma ficha e enviá-la para o e-mail [email protected] e apresentar os documentos descritos no edital, até o dia 7 de junho, presencialmente na Secretaria de Cultura, localizada na Rua: Eliezer Levy, 2045, Centro, em Macapá.
.
A jovem atriz Jaciara Campos, 17 anos, é formada em técnico de teatro e faz parte da companhia Balacobaco. Ela considerou a reunião bastante esclarecedora e afirmou que essa é uma oportunidade para quem ingressou há pouco tempo no ramo da cultura.
“Hoje recebi orientações sobre como inscrever a minha companhia e também sobre como me inscrever de forma individual. Essa é uma boa oportunidade para os novos artistas, pois normalmente só os que já estão há bastante tempo participam”, ressaltou Jaciara.
As atrações credenciadas permanecem nesta condição até o final do período de vigência da Chama Pública, que é de um ano, sendo permitida a realização de até, no máximo, cinco apresentações sequenciais, podendo ser renovada obedecendo a ordem classificatória do resultado do certame conforme o artigo 3° do edital.