Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Brasil > Riscos tóxicos do uso de nanopartículas de prata no combate ao coronavírus geram preocupação em cientistas
Brasil

Riscos tóxicos do uso de nanopartículas de prata no combate ao coronavírus geram preocupação em cientistas

Redação
Ultima atualização: 18 de janeiro de 2024 às 12:42
Por Redação 5 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Covid-19, a pandemia do coronavírus, causou enorme estresse na população que, ansiosa por técnicas e produtos capazes de combater o vírus mortal, acabou refém de notícias conflitantes – como é o caso da eficácia da medicação cloroquina – e dos anúncios chamativos sobre produtos revolucionários.

O uso das nanopartículas de prata como agente antiviral é campo propício para isso: as propriedades antimicrobianas da prata e do cobre têm sido demonstradas há milênios; fenícios e romanos usavam vasos desses metais para purificar a água e preservar o leite. As nanopartículas, por terem uma área de superfície muito aumentada em relação ao seu volume, apresentam um aumento espetacular das propriedades físico-químicas. Há 15 anos, laboratórios de pesquisa em todo o mundo anunciavam empolgados que um novo mundo, submiscroscópico, estava surgindo: o mundo da nanoescala.

A rapidez com que a indústria passou a incorporar nanopartículas em seus produtos ultrapassou em muito a velocidade com que se coletavam dados sobre os riscos tóxicos para o meio ambiente e saúde. Como na maioria dos países, a regulamentação da nanotecnologia não avançou: o primeiro Projeto de Lei de No. 5076 de 2005 foi abandonado. Em 2013, foi apresentado novo Projeto de Lei de No. 5133, atualizado no mesmo ano pela incorporação do Projeto de Lei de No. 6741 que se encontra em trâmite até hoje. 

Mesmo sem legislação específica, foi aprovado no dia 19 de Fevereiro último o Marco Legal da Nanotecnologia pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. O objetivo é: “criar, integrar e fortalecer ações governamentais para promover o desenvolvimento científico e tecnológico da nanotecnologia”.

Com a pandemia vigente, surgem produtos usando as nanopartículas de prata e apresentados ao público como forma efetiva e segura de combater o coronavírus: desde tecidos a serem usados em máscaras, toalhas, estofamento de assentos, até álcool gel e sprays.  Seria de enorme benefício público se, usando a bandeira tão em moda no mundo corporativo – a sustentabilidade – explicassem o porquê de tamanha preocupação por parte de cientistas e órgãos reguladores. Três questões fundamentais precisam de respostas:

1- Risco à saúde humana:

O relatório do Comitê Científico da União Europeia de Junho de 2014 diz que as nanopartículas de prata adquiridas via oral ou respiratória têm depósito preferencial nos rins, fígado e baço. No caso das nanopartículas estarem no sangue, o sistema mais atingido é o autoimune. Como haviam naquela época relatos de efeitos genéticos tóxicos, a Comissão Científica recomenda que estudos adicionais fossem feitos sobre esse risco.

Para citar uma das referências nacionais, no VII Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio – Embrapa Instrumentação, São Carlos, 10 a 13 de Junho de 2013, foi apresentado nas conclusões: “Resultados nos testes de toxicidade sugeriram, inicialmente, degeneração celular no fígado de ratos machos causada pelas nanopartículas de prata.” 

 

2- Risco ao Meio Ambiente:

O Comitê Científico da União Europeia adverte: “Ao avaliar a fase final de vida dos produtos contendo nanopartículas de prata, é assumido que o tratamento dos resíduos (reciclagem, tratamento de água, aterros e incineração) seja similar ao dos produtos convencionais. Consequentemente, a prata nos resíduos não reciclados vai terminar no meio ambiente, como resíduos sólidos em aterros, como emissão a partir das unidades de tratamento de água, ou como resíduos das unidades de incineração”.

 

 3- Quem é o vilão: as nanopartículas ou os íons de Prata?

O estudo sobre toxicidade em animais e humanos feito pelo pesquisador Nelson Durána e colaboradores  do Instituto de Biologia, Unicamp, e do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (“Quim. Nova vol.42 no.2 São Paulo Feb. 2019”) relata que: (a) as nanopartículas de prata(NP-Ag) podem liberar íons Ag+ quando são expostas a água e oxigênio, existentes no meio biológico; (b) assume-se que as nanopartículas podem penetrar nas células liberando ions Ag+ dentro delas, o que pode levar a morte celular. Essa observação dos pesquisadores não é uma surpresa porque – se a nanopartícula pode penetrar e matar uma bactéria, também pode fazê-lo em uma célula do corpo humano.

Na investigação sobre os efeitos tóxicos das nanopartículas de prata sobre diferentes tipos de células de mamíferos (“Journal of Nanomaterials Volume 2015, Article ID 136765”), F. Sambale e colaboradores do Instituto de Química Técnica da Leibniz University, Hannover, e do Instituto de Física Nuclear, Tashkent, Uzbekistan, concluíram que: “nanopartículas de prata são consideravelmente mais tóxicas do que íons de prata”.

O noticiário internacional  de 2020 destacou a identificação de nanopartículas de plástico em várias amostras de tecidos humanos. Plástico ou prata, as nanopartículas já fazem parte do mundo moderno. E do corpo humano também.

Website: http://www.pitinovacoes.com.br

Você pode gostar também

Virginia omite maior valor que ganhou com divulgação de jogos on-line

Influenciadora Virginia Fonseca depõe à CPI das Bets, nega ‘cláusula da desgraça’ e diz que sempre alertou seguidores sobre riscos

Michelle vira cotada pra valer à Presidência: “Ganhou musculatura”

Governo perde R$ 10 bi por ano ao não fiscalizar produção de cerveja

Sem férias, sindicalistas dos Correios mandam recado duro ao governo

Redação 18 de janeiro de 2024 28 de agosto de 2020
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Luz UV-C ajuda clínicas odontológicas no combate ao coronavírus
Próximo artigo Hamilton vai largar na frente no GP da Bélgica.

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Quem é o colombiano que furtou R$ 9 milhões em 40 minutos
Polícia
Virginia omite maior valor que ganhou com divulgação de jogos on-line
Brasil
Mutirão para registro civil acontece até 16 de maio em 10 municípios do Amapá
Amapá
Veja o que abre e o que fecha no feriado de ‘Cabralzinho’ no Amapá nesta quinta-feira (15)
Amapá
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?