Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Brasil > O que esperar do mercado varejista pós-pandemia
Brasil

O que esperar do mercado varejista pós-pandemia

Redação
Ultima atualização: 18 de janeiro de 2024 às 14:58
Por Redação 5 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

O varejo tem sido um dos setores mais afetados da economia desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, no qual pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos, segundo levantamento do SEBRAE. 

Diante desse inevitável cenário, os profissionais foram obrigados a se reinventar e a buscar novas formas de vender seus produtos e serviços. Com isso, o e-commerce ganhou força, as lojas virtuais dispararam e as redes sociais mostraram que são mais do que apenas plataformas de fotos e vídeos. 

Os modelos de negócios já existentes estão sendo formatados para atender às novas demandas de mercado, cujo propósito é acompanhar a mudança de comportamento dos consumidores, de forma geral. Esses usuários têm estado cada vez mais conectados, engajados e exigentes com a experiência diferenciada de compra que desejam ter. 

Seguindo o raciocínio da transformação do comportamento do consumidor e do que esperam daqui para frente, alguns fatores tem se mostrado mais evidentes, como por exemplo, o hábito de consumir marcas que tem responsabilidade ambiental, que são mais “humanas”, que seguem a essência dos valores, missão e visão apresentadas e que valorizam o consumo crítico e colaborativo.

Pelo lado do mercado varejista, já é possível perceber uma maior preocupação com o consumidor e à forma como ele enxerga determinada marca. Sendo assim, vê-se a oportunidade de entregar valor através do surgimento de plataformas virtuais e automatização de serviços que visam melhorar, personalizar e agilizar a experiência  dos clientes. Além disso, as estratégias de marketing são importantes investimentos para delinear modelos de negócios, reforçar e reposicionar uma marca na mente das pessoas, criando assim, um relacionamento duradouro entre marca e cliente. 

O que será do varejo após a crise do novo coronavírus ainda é incerto, mas mudanças profundas serão necessárias para que tudo se estabilize de maneira saudável, e o grande aliado dessa transformação será a tecnologia. Milhares de micro e pequenos empreendedores estão se reinventando como alternativa para se manterem presentes no mercado. 

Com a baixa circulação de pessoas pelas ruas e lojas físicas, a estratégia omnichannel tem se mostrado promissora, diminuindo gradativamente a distância entre o online e o offline. Com o fechamento das lojas físicas de serviços não essenciais, foi necessário se aventurar no mundo digital, principalmente em lojas virtuais, redes sociais e aplicativos de vendas como opção para expor e vender produtos e serviços. E claro, sempre através da utilização do e-commerce, ou seja, de pagamentos digitais. 

O serviço de delivery, por exemplo, aumentou em 59% com o isolamento social, e muitas empresas que antes não cogitava esse modelo, tiveram que investir nisso para obter algum faturamento. 

O futuro do varejo será baseado em inovações tecnológicas e comportamentais. A tecnologia não é mais um complemento facilitador, é uma necessidade de mercado. 

Essa crise atual serviu para identificar que é preciso renovar, reinventar e criar diferentes cenários, a fim de suprir as novas necessidades que já surgiram e ainda virão.

Website: http://tagplus.com.br/?ref=dino_pos_pandemia

Você pode gostar também

Carlos diz que saúde de Bolsonaro piorou: “Cada dia come menos”

Nova CIN é até dez vezes mais segura que o RG contra fraudes, aponta estudo

Por que os voos domésticos no Brasil são tão caros?

Júnior grita contra Anistia perde 5000 seguidores no Instagram e dá palco pra Deputado Nikolas Ferreira

Filha de ministro Fachin do STF é xingada e leva cusparada em universidade

Redação 18 de janeiro de 2024 30 de julho de 2020
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Home office foi adotado por 46% das empresas durante a pandemia
Próximo artigo Tratamento com a tecnologia Raytrace possibilita rejuvenescimento facial sem cortes

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Viúva de Leandro explica motivo de não ir a festas da família de Leonardo
Entretenimento
Gio Ewbank ganha beijão de amigo: “Maldade está nos olhos de quem vê”
Entretenimento
Carlos diz que saúde de Bolsonaro piorou: “Cada dia come menos”
Brasil
João Guilherme tem crise de ciúmes ao ver Marquezine com famoso
Entretenimento
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2025. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?