Introdução: Depois de dar orientações as classes particulares, o apóstolo se volta para toda a igreja, e fala abertamente de um inimigo externo, cujo os ataques podem ser esperados. Ao mesmo tempo ele indica detalhadamente o equipamento que todo cristão precisa, para enfrentar os inevitáveis ataques. Mulheres, maridos, filhos, pais, servos, senhores, todos sem distinção, são enredados nesta luta. Cada um tem sua parte a fazer e seu dever a cumprir.
I. ESTAR FIRME CONTRA (Vs. 11)
Significa manter-se agressivamente na retaguarda ou manter-se a frente e opor-se.
O que Paulo está dizendo é que não podemos cruzar os braços ou ficar parados. A passividade não decide nada nesta esfera, e mais, essa batalha não é apenas do irmão ela também é sua.
1. Características das batalhas que enfrentamos:
a. Batalha interior, Rm. 7.23
b. Nossos inimigos são invisíveis, Ef. 6.12
Uma das maiores exigências para a igreja é distinguir entre batalha espiritual e outras dificuldades sociais. Do contrário, crentes individuais e grupos perdem o foco lutando com adversários humanos ao invés de lutar contra o poder invisível do inimigo.
c. Nossa segurança é garantida, Is.54.17
d. Nossa blindagem é celeste, Sl.91.1
II. LUTAR (Vs 12)
Significa engajar-se ativamente em um combate um a um.
Paulo quando vai tratar de armas ele faz menção de seis delas, sendo que cinco são de defesa e apenas uma de ataque. Ele se refere à espada, mas o que você precisa saber é que a espada da qual ele está falando, não é uma espada longa para ataques à distância, e sim uma adaga curta e cortante para combate corpo a corpo, (desafios pessoais).
1. Cada um possui seus desafios pessoais, Sl. 56.1
2. Existem momentos em que pensamos em desistir, somo todos humanos, Sl 55.6
Mas se o soldado não for valente, sua armadura não será de grande ajuda. Por que para Deus virar as costas não é uma opção.
Quando Deus convoca para uma batalha, ele não trata com covardes. Com Gideão ele mandou que os covardes voltassem, pois, covardes; desistem, viram as costas, não avançam, não persistem e não são firmes. O que Deus disse a Gideão é cláusula das leis de guerra, Dt. 20.8
a. Cuidado porque os covardes acabam contagiando os outros, Dt. 8.20
III. FICAR FIRME (Vs 13)
Significa manter a firmeza, depois de a batalha ter iniciado.
1. Depois que começar não pode parar.
Mesmo durante seu combate corpo a corpo você tem suporte divino, Sl. 34.19,20
2. Vencer uma batalha não significa vencer a guerra.
3. Você não pode baixar a guarda e se descuidar.
4. O passado não pode limitar o seu avanço, Fp. 3.13,14
IV. ESTAR FIRME (Vs 14)
Significa tomar posição para a próxima batalha.
1. Um dia por vez avance vencendo e conquistando.
2. Viva cada momento com a excelência de Deus em sua vida.
Ser firme significa: ser sólido, estável, fixo, resoluto, decidido, inalterável, imperturbável, imparável, obstinado, tenaz, seguro e garantido.
Sabe em que nível de segurança isto te coloca?
Sl. 27.3 “Ainda que m exército me cercasse meu coração não temeria, ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.”
As pessoas vão se espantar com você!