O novo deputado federal pelo Amapá Jorielson Brito, tão logo tomou posse há um mês no Congresso Nacional, já é destaque na Câmara dos Deputados. Com um pouco mais de uma semana de mandato, se torno vice-líder de seu partido na Câmara, virou integrante das comissões de (i) Relações Exteriores, (ii) Minas e Energia, (iii) Segurança Pública e combate ao crime organizado e (iv) Frente Parlamentar Evangélica. Ele é suplente de Vinicius Gurgel e vai exercer o mandato por todo o 1º semestre de 2022. Jorielson também já foi Vereador de Macapá na composição anterior à atual.
O referido deputado é do quadro da Polícia Federal brasileira, professor concursado da Unifap, mestre em Direito Penal e pastor. Em sua carreira política está em ascensão. Diz que virá à reeleição no pleito deste ano. Mas, alguns amigos próximos cogitam que seria também bom nome para o senado ou governo do Estado.
O deputado Jorielson presidiu a sessão que aprovou Acordo Internacional entre o Brasil e Israel na área de segurança. Veja a notícia publicada pela Agência Câmara de Notícias: Câmara aprova acordo entre Brasil e Israel na área de defesa. O acordo prevê o intercâmbio de tecnologias, treinamento, pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e mobilização.
Dia a citada Agência que: A Câmara dos Deputados aprovou, por 300 votos a 60 e uma abstenção, o acordo de cooperação em questões relacionadas à defesa assinado por Brasil e Israel, previsto no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 228/21. A matéria vai agora ao Senado Federal.
Assinado em 2019, em Jerusalém, o acordo prevê o intercâmbio de tecnologias, treinamento, pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e mobilização. Prevê ainda visitas mútuas de delegações, intercâmbios de pessoal e a facilitação do comércio bilateral de material de defesa. O governo alega que o tratado contribui “para o estabelecimento de novo patamar de relacionamento entre Brasil e Israel”.
PT, PCdoB e Psol foram contrários ao acordo bilateral sob a alegação de que a aprovação representa a chancela do Brasil a um país que descumpre resoluções das Nações Unidas sobre o povo palestino. Houve também críticas ao fato de o acordo possibilitar que empresas brasileiras vendam produtos de defesa para o governo israelense.
“Todos que aqui estão sabem o que acontece com o povo palestino e deviam prestar solidariedade ao povo palestino”, disse a deputada Erika Kokay (PT/DF). O deputado Jorielson (PL/Amapá) defendeu o acordo e disse que o Brasil ganha com a cooperação com Israel. “Não estamos ‘sectarizando’ nenhuma outra nação. Não estamos aqui fechando portas para ninguém. Pelo contrário, estamos abrindo portas, construindo pontes”, disse. Reportagem: Janary Júnior. Edição: Rachel Librelon. Fonte: Agência Câmara.
Outros destaques relacionados às ações parlamentares do deputado Jorielson:
1. Encontro com os deputados @deppaulofreire e @sostenescavalcante. Na oportunidade, foram traçadas novas ações da Frente Parlamentar Evangélica para 2022, que estará sob a presidência do Pr. Sóstenes Cavalcante. De acordo com Jorielson, “É uma honra representar o cristão evangélico do Amapá e de todo o país dentro do parlamento. Deus é a nossa fortaleza!” #deputadojorielson #fpe #missão #servodedeus #amapá;
2. Visitas oficiais: O referido deputado está sendo requisitado para visitar todos os municípios do Estado do Amapá e alguns países localizados no platô das Guianas;
3. Apoio à Universidade Federal: Por ser do quadro funcional da Unifap, Jorielson já está atuando em favor da mesma nas diversas demandas que a Universidade possui em nível de Brasília;
4. Justiça Eleitoral: Disse estar comprometido em cooperar com a Justiça Eleitoral do Amapá, presidida pelo desembargador Gilberto Pinheiro, mormente em matérias que promovam a melhoria do exercício do voto por parte dos eleitores mais carentes;
5. Justiça do Trabalho no Amapá: Pretende visitar o TST e o TRT da 8ª Região, que tem jurisdição no Pará e no Amapá, para saber o que é necessário para promover melhor no Estado do Amapá este ramo especializado desta Justiça Social, no sentido de melhor atender o povo amapaense;
6. Os 105 Anos dos evangélicos no Amapá: Comunicou que vai verificar como homenagear no Congresso Nacional os 105 anos da chegada dos evangélicos no Amapá, data que será celebrada no próximo mês de junho deste ano.
Parabéns deputado Jorielson Brito. O Estado do Amapá está necessitado de deputados federais assim: proativos, dinâmicos, criativos e preocupados com o desenvolvimento dos grandes temas de nossa Unidade Federativa.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Deputado Federal Jorielson Brito, firme na defesa dos interessas do Amapá no Congresso nacional.
2- Advogados-Pastores Besaliel e Ester Farias almoçando com Deputado Jorielson em Brasília.
3- André Victor, filho do Rev.-Dr. Besaliel Rodrigues, colando grau no ensino médio da Escola SESI.
LIDERANÇAS
4 – Sem legenda
Quem é quem: Lourenço Ferreira Rodrigues: O Pastor Lourenço Rodrigues foi o pai do Pastor Besaliel Rodrigues, Bezaisilas, Ana Kelly e Lourenço Filho. Nasceu em 08.01.1947 e faleceu em 19.01.1998. Além de pastor, foi compositor, radialista, teólogo, missionário. Ainda, foi profícuo escritor autor de diversos livros: 1- Doutrinas da fé cristã; 2- Por que a igreja pentecostal cresce; 3- A origem das raças; 4- A besta e o nº 666; 5- Numerologia cristã; 6- Missões na igreja primitiva, dentre outros. Foi casado com a Pastora Maria Soares, com quem teve os referidos filhos.
O Pastor Lourenço, como era chamado, foi um dos pioneiros da Assembleia de Deus da Região Norte do Brasil. No Estado do Pará, na década de 1970, pastoreou igrejas nas seguintes localidades: Jacarecapá, Monte Alegre, Belterra, Baião, Afuá, Marapanim e Vigia. No início da década de 1980 foi missionário da AD de Belém na África, nos seguintes países: Gana, Guiné Bissau, Moçambique, Angola e Senegal. Na década de 1990 radicou-se com a família no Estado do Amapá até passar para a eternidade.
ESPECIAL
NEWS: 1. País orando pelo Presidente Bolsonaro: Desde a fatídica facada que levou durante a campanha de 2018 até hoje, esta é a quinta vez que o Presidente enfrenta complicações com a saúde. Assim, a maioria do povo brasileiro está orando pelo total restabelecimento do Presidente. Força Capitão; 2. Oposição inimiga do Brasil: A oposição política brasileira mostra-se cada vez mais podre. Pelas redes sociais, uns, por um lado torcem para que o presidente se dê mal; outros, por outro lado, espalham a mentira de que o caso da facada não existiu; 3. A 1ª Reunião 2022 da Mesa Diretora da Convenção Ufiadap: O Pastor Iaci Pelaes, novo presidente da Convenção Ufiadap, está convocando todos os novos membros da Mesa Diretora para a primeira reunião administrativa do ano de 2022. Será no próximo sábado, dia 15 de janeiro, às 9 horas da manhã, no Gabinete da Convenção, no Templo Central da AD – A Pioneira, Rua Tiradentes, 532, Centro, Macapá-AP. Pauta: Calendário de atividades de 2022. O 2º Vice-presidente Pastor Besaliel Rodrigues, que está viajando, confirmou que retornará no sábado para participar da citada reunião.
REFLEXÃO
Tema: Conselhos práticos do ano de 2022.
Eclesiastes 11.1-8 (Versão NTLH): 1. Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro. 2. Aplique-o em vários lugares e em negócios diferentes porque você não sabe que crise poderá acontecer no mundo. 3. Quando as nuvens ficam cheias, a chuva cai. Uma árvore pode cair em qualquer direção, mas, no lugar em que cair, aí ficará. 4. Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. 5. Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz. 6. Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra. 7. Como é agradável a luz do dia, e como é bom ver o sol! 8. Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão.
FICA A DICA
Legislação para pastores: A partir do início deste ano de 2022 iremos publicar aqui uma série de dispositivos constitucionais, de leis e normas referentes a temas de interesse de todas as lideranças eclesiásticas.
Dica 002. Lei nº 9.029/1995, dispõe sobre a proteção da mulher no mercado de trabalho, proibindo a exigência de atestados de gravidez e esterilização, e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho, e dá outras providências. Líderes religiosos, fiquem atentos, caso saibam de algum caso, comuniquem as autoridades competentes.
Dica 003. Lei nº 8.978/1995, dispõe sobre a obrigatoriedade da construção de creches e estabelecimentos de pré-escola em conjuntos residenciais financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação.
Dica 004. Acordo Brasil-Vaticano, Decreto Federal nº 7.170/2010, que promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Santa Sé relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, firmado na Cidade do Vaticano, em 13 de novembro de 2008. Todo pastor devia ler esta norma.