De forma inusitada, hoje, domingo, 06 de dezembro de 2020, acontece o 1º turno das eleições municipais 2020 em Macapá, Capital do Estado do Amapá, pleito ineditamente transferido de data em virtude de uma cadeia de problemas ocorridos no setor elétrico do Estado.
Em que pese todo o país tenha sabido do escândalo da incompetência da atuação fiscalizatória de todos os políticos do Amapá, mas, daqui a pouco tudo vai cair no esquecimento, pois o eleitorado local é democraticamente muito fraco e vulnerável. Os políticos amapaenses não estão preocupados com toda a repercussão nacional negativa de tudo o que aconteceu. Eles sabem muito bem como continuar ludibriando a maioria dos eleitores. Isso já vem se mantendo por aqui há três décadas ininterruptas. O Amapá é o melhor Estado do Brasil para enganar eleitores que parece já se acostumaram a levar uma vida pobre e sem sentido em todos os aspectos. Não é à toa que o Estado ocupa as piores colocações em todos os índices de qualidade de vida e desenvolvimento em todo o país, inclusive internacionalmente, pois chega a possuir situações semelhantes aos dez países mais pobres do mundo (Ver na internet).
Mergulhado neste contexto pessimista, a Capital, que abriga mais de setenta por cento da população estadual, teve sua eleição adiada pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, a maior Corte de Justiça Eleitoral do país que, com pena da desgraça que tomou conta desta Cidade, inusitadamente transferiu a eleição por trinta dias para que o povo pudesse se estabilizar das misérias vivenciadas em meio à crise de saúde pública, de falta de energia, de fome, de estresse etc. Assim, solitariamente, em todo o território brasileiro, isolada, sozinha, desolada e moribunda, Macapá escolherá seu novo prefeito e novos vereadores.
Outro assunto da semana foi a passagem do Dia do Evangélico, celebrado todo dia 30 de novembro. Aqui no Estado do Amapá, a lei que definiu esta data teve seu projeto de autoria da ex-deputada estadual Mira Rocha. O atual governador Waldez Góes foi quem sancionou a referida norma na época: Lei nº 827, de 2005. Mas, devido todas as turbulências que estão afetando o Estado do Amapá, neste ano, os evangélicos amapaenses não tiveram o que comemorar no “Jubileu de Cristal” – 15 anos da referida lei. Ademais, em ano eleitoral, é sempre bom lembrar que os políticos amapaenses têm preterido significativamente este segmento da sociedade civil organizada. No entanto, os evangélicos, mormente suas lideranças, têm “mea culpa”, ou toda culpa, pois, até hoje são politicamente muito desunidos. Aí, prato cheio para os políticos oportunistas de plantão se aproveitarem da força política desta enorme fatia do eleitorado estadual.
E mais, próximo domingo será outra data cristã muito importante. Todo segundo domingo de dezembro o mundo ocidental comemora o Dia da Bíblia.
No Amapá podemos destacar vários fatos relacionados à Bíblia, o livro mais importante da humanidade, a saber:
1- O jornal A Gazeta é um dos que mais divulga informações, fatos, curiosidades etc, sobre a Bíblia. Nenhum outro honra tanto a Bíblia;
2- No final da década de 1980 houve no Amapá um programa de rádio denominado “A Hora da Bíblia”, veiculado das 7 às 7h30 da manhã, na Rádio Equatorial 1350 AM de propriedade de José de Matos Costa. O apresentador era o Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues, de saudosa memória;
3- Muitas cidades pelo país afora têm A Praça da Bíblia, mas, por incrível que pareça, Macapá é uma das capitais de Estados brasileiros que não tem A Praça da Bíblia, mesmo a Constituição Estadual tendo determinado tal construção há décadas (ver art. 28 do ADCT da CE). Na verdade, exceto nomes de ruas, Macapá e o Estado do Amapá não costumam honrar a Bíblia ou homenagear assuntos ligados à fé cristã;
4- A Constituição Estadual do Amapá, no artigo 51 do ADCT – Ato das Disposições Constitucionais Provisórias, diz: “Art. 51. Fica estabelecido que a Bíblia Sagrada será colocada em todas as repartições públicas, inclusive nos estabelecimentos escolares, no vestíbulo do prédio, para uso de quem assim o desejar”;
5- Na Praça do Barão, em frente à antiga residência do governador, existe um pequeno monumento em homenagem aos Dez Mandamentos bíblicos;
Por fim, leia a Bíblia, mesmo que seja só por curiosidade. Até a próxima oportunidade.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Acontece hoje, domingo, 06.12, em todo o município de Macapá, o 1º Turno das Eleições Municipais 2020.
2- Lei Amapaense nº 827 de 2005, de autoria da ex-deputada Mira Rocha definiu o Dia do Evangélico.
3- Monumento aos Dez Mandamentos bíblicos erigido na Praça do Barão, no Centro da Capital Macapá-AP.
LIDERANÇAS
Natal Solidário. A Igreja AD – A Pioneira, presidida pelo Pastor Oton Alencar, está promovendo o Natal Solidário. Todos podem ajudar com doações (foto). Por meio da Associação “Missão Social Mãos Que Ajudam” está precisando de você. Contato: Maria do Livramento (99135-5661) e Leônidas Viegas (99139-7388).
Ainda, em Calçoene, a referida Igreja está construindo um grandioso templo, o qual será um dos mais bonitos daquela cidade. O Evangelista Francisco Paes é o líder da igreja local. Juntamente com a esposa, está cuidando e acompanhando o crescimento da membresia naquele lugar.
Em Ferreira Gomes, a Igreja está sendo pastoreada pelo Ministro Raimundo Braga. Depois de receber do Pastor Besaliel Rodrigues, presidente da Convenção UFIADAP, a doação de um imóvel no bairro da Portelinha, na parte alta da Cidade, o Pastor Braga escalou o Obreiro Agnaldo para conduzir a expansão do templo. Com as obras bastante avançadas, a Prefeitura do município de Ferreira Gomes resolveu asfaltar a rua que passa bem em frente à nova Congregação, para a alegria de toda a comunidade.
ESPECIAL
NEWS: 01- Vereador Dreiser Alencar tenta reeleição (foto): Para Vereador, na Capital, o nome evangélico mais cotado é o do Pastor Dreiser Alencar (foto). Dreiser, na última legislatura, passou quase dois anos no exercício do mandato, no lugar do Vereador André Lima, que presidiu a Ctmac no período. Agora, de suplente, Dreiser Alencar busca a titularidade da vaga. Sucesso! 02- Última Reunião Nacional da CADB: A Convenção da Assembleia de Deus do Brasil, em sua última reunião on line do dia 25.11, deliberou sobre os seguintes temas: a) Tema da 4ª AGC-CADB-Manaus-out.2021: Foi escolhido à unanimidade o tema: “Guiados pela Bíblia e pelo Espírito Santo”; b) Eleições 2020 – Balanço Parcial: Cada representante estadual fez um breve resumo de sua região; c) Anuidades – Inscrição e renovação – valores: Foi aprovado o valor de cem reais à vista e cento e vinte parcelado; d) Pandemia – 2º onda: Os presentes disseram que, por enquanto, ainda estão na 1ª onda; e) Natal com o Presidente da República no Palácio do Planalto: Acontecerá Santa Ceia com a participação de ministros, senadores e deputados evangélicos, nos dias 16 e 17 de dezembro.
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: Fique atento. Pelos frutos se conhece a árvore – Jz 9.8-15. Estamos em Ano Eleitoral. Um trecho da Bíblia que bem reflete este momento, está registrado no livro de Juízes 9.8-15, a parábola (ilustração) proferida pelo profeta Jotão, que diz o seguinte:
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.”. Pense nisso!
FIQUE LIGADO
Hoje, 06.12.2020, acontece 1º Turno das Eleições 2020 no Amapá. Depois de realizadas no mês de novembro as Eleições Municipais 2020 em todos os 5.570 municípios brasileiros, menos em Macapá-AP, somente hoje, 06.12, haverá 1º turno na Capital Amapaense. A imprensa brasileira noticiou que os partidos de esquerda minguaram em número de prefeitos e vereadores eleitos e que os partidos de centro-direita cresceram bastante, dentre eles o Democratas, que é o partido do Senador amapaense Davi Alcolumbre, presidente do Senado brasileiro e do Congresso Nacional.
Aqui no Estado do Amapá não foi diferente. O Partido Democratas foi o campeão em número de prefeitos eleitos. Elegeu os prefeitos de cinco municípios, a saber: Amapá: Carlos Sampaio; Laranjal do Jari: Márcio Serrão; Pedra Branca: Beth Pelaes; Tartarugalzinho: Bruno Mineiro; e Vitória do Jari: Ary Duarte. O DEM ainda tem o candidato Josiel concorrendo pela prefeitura de Macapá. Fonte: https://portaldacidade.co/e458ee40ec.