1. Papaléo…, Paz!
O covid19 roubou de nós a vida de um dos mais ilustres e honrados homens que tínhamos: Papaléo Paes. Médico, político e humanista…, um homem desprovido de vaidades e bens materiais que nos ensinou ser possível, sim, servir à causa pública, sem se servir da coisa pública. Partiu para sempre e foi fazer morada ao lado de sua mãe, em Belém do Pará, de onde era natural…., prantos!
2. Mão-Santa
Ex-senador da República pelo Piauí, na mesma legislatura de Papaléo(2003-2011) e seu colega médico, o atual prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza o “Mão Santa”- apelido que ganhou devido suas atividades na área médica, referiu-se ao colega falecido como um “um homem santo que jamais vi algum comportamento que desabonasse sua honra”, reconhecendo em Papaléo um mártir do descaso no combate ao covid19.
Disse, ainda, que Papaléo estava convidado para ir até Parnaíba, onde seria condecorado com a mais alta comenda daquele município…,
3. RupSilva visionário?
Médico e lutador social, Bira Picanço, o RupSilva, intenso nas redes sociais, sobretudo no viés político, tem revelado possível aliança eleitoral entre o PSB e REDE, em torno da candidatura de João Capiberibe à prefeitura de Macapá. Trocando em miúdos, Rup vê o senador Randolfe/REDE ombreado do Capi/PSB, num reencontro do campo progressista pra derrotar o avanço da direita, notadamente, de Josiel Alcolumbre, preferido de Clécio Luiz, atual prefeito do meio do mundo….
4. Será que será?
Militantes e quadros do REDE têm dito que toda vez que Randolfe se alia ao ex-senador Capiberibe “a gente só perde”, numa alusão de que o benefício político só alcança Capi e o PSB.
RupSilva contrapõe com a linha do tempo, mostrando que Randolfe se fez deputado estadual em dois mandatos, após tocar a pasta da juventude no governo de Capiberibe. Depois, perdeu o mandato e, após compor chapa como vice de Camilo à PMM – derrotados por Roberto Góes, no segundo turno, ato contínuo, elegeu-se senador da República e Camilo governador do estado.
Como diria Cazuza, menestrel da carpintaria poética: ”Ainda estão rolando os dados…“
5. Aliança eleitoral ou…,
Os deputados estaduais Antônio Furlan e Paulo Lemos têm protagonizado boas especulações no campo eleitoral Tucuju. Ambos já anunciaram candidaturas à prefeitura da capital, mas, eis que veio a pandemia e tudo virou estatística e contagem do estrago que o vírus faz. Ocorre que ultimamente Lemos & Furlan estão bem afinados e protagonizando ordem do dia numa possível aliança eleitoral. Se confirmado, resta saber qual será o cabeça de chapa. Por ora, mais parece história de contador de estórias!
6. Cerca alta
Deu no site Congreso em Foco que a união europeia anunciou aos quatro cantos que a partir do dia primeiro de julho viajantes do Brasil não entrarão em seu território. O jornalista Gilberto Ubaiara, de bata-pronto, arrematou: “se já não entrava na Guiana, agora ficou mais lindo ainda…”
Não bastasse a pandemia, parece que viramos gado confinado…, né?
7. Era do gelo
A propalada “Frente por Santana”, articulada por vários pretensos candidatos à prefeitura de Santana, parece derreter, pois muitos já “sartaram fora”, procurando uma estrada mais segura pra se viabilizar.
Antônio Nogueira, ex-prefeito em dois mandatos, bateu em retirada, mas sustenta a candidatura da irmã, a socióloga Isabel Nogueira, nem que seja de vice na chapa de algum outro prefeiturável.
8. Amapá em destaque
A eficiência do Amapá no combate ao coronavírus têm se refletido nos números das pesquisas sobre o tema. Conforme recente revelado pelo COESP – Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública o estado amapaense é o quarto do País, atrás apenas de MS, DF e SC, com a menor taxa de letalidade – atualmente é de 1,44%, sendo a taxa nacional de 4,6%.
O governador Waldez Góes considera que os frutos colhidos se devem ao esforço coletivo de prefeitos e sociedade civil. Ainda há muito a caminhar…
9. Delação premiada
Revistas e jornais de grande circulação nacional já anunciam que Fabricio Queiroz, considerado “homem bomba”, no caso das rachadinhas do então deputado estadual por quatro mandato, Flávio Bolsonaro, manifestou intenção de fazer delação premiada, exigindo em contrapartida que seja dado segurança à sua famiglia.
Se confirmada a pretensão do miliciano o mundo do hoje senador e filho 01 do capitão Bolsonaro pode derreter feito neve.
10. Homenagens de pesar
Poucas vezes se viu um homem público ser homenageado pelas mais diversas matizes do mundo político e da sociedade civil brasileira. Assim tem sido em relação a Papaléo Paes: ex-presidentes, presidente do Congresso nacional, senadores, deputados federais e estaduais, presidente do judiciário e pessoas do povo…, em reconhecimento ao grande homem que o Amapá pranteia.
Papaléo foi quinquagésimo primeiro prefeito de Macapá, na era da República e o terceiro da Nova República Brasileira.
11. De muié pra mulher…,
A deputada federal Aline Gurgel, primeira procuradora adjunta da secretaria da mulher daquela casa legiferante, realizou na última sexta-feira, de modo virtual, o lançamento para as regiões norte e nordeste, do “Guia Acessível Para a Candidatura das Mulheres”. A ideia é dar nivelamento às mulheres que desejem participar do pleito eleitoral 2020. Nota Dez!
Coisas Miúdas
Enquanto se especula possível aliança eleitoral entre Randolfe Rodrigues e João Capiberibe – via PMM, o último cumpre confinamento em Brasília e, de lá, não muge, nem tuge. /// Ex-deputado Mano Furlan ainda não desistiu de volta à ALAP, mas a pedra no seu caminho chama-se TRE, onde habita pedidos de cassações de eleitos. /// Federal Vinicius Gurgel retoma o mandato depois de seis meses de licença. Sua suplente, Patrícia Ferraz, já formata disputa pela PMM. /// O médico Uílton Tavares, segundo suplente do senador Papaléo, bem que tentou manter-se firme após a perda do amigo, mas aos poucos acabou se entregando em lágrimas pela dor do passamento. /// Prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, afastada do cargo pelo TRF-1 por supostas irregularidades no uso de verbas para combate ao covid19, se apega aos mundos jurídico e político para voltar ao cargo. Especialistas dizem que ela poderá sofrer o efeito Miltão – prefeito de Oiapoque afastado do mandato pelo então desembargador Mário Gurtyev, que jamais retornou ao cargo, /// Colega de latinha, Ney Pantaleão, exibe retumbante sucesso no seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, ênfase em jornalismo e agora, foco vai para o pleito eleitoral. É pré-candidato à vereança da capital. /// Com a pandemia do covid19 sob controle, governador Waldez e prefeito Clécio, devem abrir ainda mais as atividades econômicas na capital, a partir do dia 30, terça-feira próxima. /// Você sabia que o Amapá já teve quatro mulheres em cargos da maior relevância, sendo uma governadora, uma senadora e a deputada federal com maior numero de mandatos e uma trieleita procuradora do MP-AP. Dalva Figueiredo, Maria Benigna – suplente de bala Rocha, que renunciou para assumir a SESA no governo Waldez, Fátima Pelaes, com cinco mandatos na biografia e Ivana Cei, atual Procuradora-Geral do MP-AP. /// É que há!Carlos Lobato
Advogado, jornalista e radialista
Advogado, jornalista e radialista