O CAD EYE foi desenvolvido utilizando a tecnologia de aprendizado profundo de IA (Inteligência Artificial), baseado em banco de dados com centenas de milhares de imagens de lesões benignas e malignas estudadas e comparadas com exames anatomopatológicos. Ele serve para dar suporte à detecção e caracterização de lesões endoscópicas no cólon, diagnosticadas em tempo real, ou seja, determinando durante a realização da colonoscopia se a lesão encontrada pelo sistema é hiperplásica (benigna) ou neoplásica (maligna). Se neoplásica, deverá obrigatoriamente ser ressecada e enviada para estudo histopatológico, aumentando com isso a possibilidade de diagnósticos precoces de câncer no intestino grosso (colorretal).
2. Desde quando ela já está sendo utilizada no mundo?
O CAD EYE aumenta o número de descobertas de lesões (pólipos) no momento da realização do exame pelo especialista, ajudando a reconhecer lesões planas e até vários pólipos simultaneamente. A sua utilização é feita durante o exame de colonoscopia, não apresentando contraindicações.
3. Quais os benefícios que o exame ganha utilizando o olho auxiliar?
Com o CAD EYE observou-se que existe um aumento de aproximadamente 37% no diagnóstico pólipos colorretais.
4. Já contamos com aparelho utilizando essa ferramenta no nosso estado?
Esse dispositivo foi lançado no mercado europeu em setembro de 2020 e no Brasil em 2021. Existem somente sete equipamentos no Brasil, sendo um na região Norte justamente localizado no Amapá.
5. Faça suas considerações finais.
O câncer colorretal é uma das principais causas de morte por câncer em homens e mulheres.
Gostaria de orientar a população amapaense, que o diagnóstico precoce do câncer colorretal, leva a uma taxa de sobrevida em 5 anos de 90%, mas apenas 40 % são diagnosticados nesta fase. Portanto, é necessário que homens e mulheres a partir de 45 anos realizem colonoscopias de rastreamento, pois este é o câncer com maior chance de diagnóstico precoce e sucesso no tratamento. Quando o câncer se encontra disseminado, as taxas de sobrevida são evidentemente menores.
Convidado
FERNANDO NASCIMENTO
Médico Endoscopista
CRM-AP 642 RQE 124